E se hoje convidasse os vizinhos para um chá?

Ideia lançada na Internet por um jovem casal conquistou 67 prédios do país e até do estrangeiro

GINA PEREIRA

Contra a indiferença e o desconhecimento que reina entre a maioria dos residentes dos prédios das cidades, um jovem casal lançou a iniciativa "Prédios que falam". Em 67 prédios do país, esta terça-feira será um dia diferente.

Carla e Rodrigo Dias já tinham ouvido falar do Dia Europeu dos Vizinhos e, este ano, decidiram que iam participar, fazendo alguma coisa no prédio onde vivem, no centro de Lisboa. Em conversa com amigos, perceberam que havia mais interessados em aderir à ideia e, através da internet, decidiram criar a iniciativa "Prédios que falam". Um projecto que pretende pôr os vizinhos a falar uns com os outros, através de pequenos desafios diários, como seja oferecer doces e flores ou colocar um pensamento do dia à entrada do prédio ou no elevador.

"A ideia é fomentar um ambiente de entre-ajuda e amizade num local onde as pessoas vivem imenso tempo juntas, mas que raramente falam", disse, ao JN, Rodrigo Dias, que teve esta ideia durante um curso de desenvolvimento social e comunicação, em Londres. Os desafios são "o pretexto para que as pessoas comecem a falar" e, no seu caso, já lhe permitiram conhecer o vizinho de baixo, que nunca vira: um senhor de 87 anos que vive sozinho.

"É também uma forma de estarmos alerta para pessoas que vivem sós, ou que possam precisar de alguma coisa", reconhece Carla Barros, admitindo que, a partir de agora, estará muito mais à vontade para bater à porta dos vizinhos se tiver alguma falta em casa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue