PÚBLICO
Economia mundial dá sinais surpreendentes
de recuperação

29.05.2009
Por : Marlene Carriço


A produção industrial japonesa registou o maior aumento dos últimos 56 anos. O crescimento da economia Indiana foi melhor do que o esperado. As vendas na Alemanha e os preços das casas no Reino Unido também cresceram. Por outro lado, a estimativa rápida da inflação no mês de Maio aponta para os zero por cento.

Desde a produção industrial no Japão, aos preços das casas no Reino Unido e ao PIB indiano, todo o mundo está a assistir a uma melhoria dos sinais económicos, alimentando a esperança de que a economia mundial está a responder aos meses de “cuidados intensivos”, segundo a Reuters.

A produção industrial no Japão, para grande surpresa dos economistas, cresceu 5,2 por cento em Abril, o maior salto em mais de meio século, e os fabricantes prevêem mais ganhos ainda este trimestre, enquanto na Coreia do Sul a produção industrial aumentou pelo quarto mês consecutivo, de acordo com os dados revelados hoje. Estes resultados batem os que nos chegam dos Estados Unidos e que mostram que a encomendas de bens duradouros também cresceram, atingindo o valor máximo dos últimos 16 meses.

As vendas na Alemanha também seguem a mesma direcção, embora mais timidamente, com um aumento de 0,5 por cento em Abril. Já o consumo privado, no primeiro trimestre, subiu para um valor bastante semelhante, apesar da contracção de 3,8 por cento do PIB. Os números da produção na Alemanha, no mês de Março, foram igualmente revistos em alta, para uma modesta queda de 0,4 por cento.

Por outro lado, na Grã-Bretanha, os consumidores “continuam firmes”, pelo que o índice de confiança dos mesmos se mantem inalterado (-27), apesar dos três meses de ganhos consecutivos. "Esse [índice de confiança] é ainda historicamente muito baixo, mas pelo menos está firme perante a contínua depressão dos mercados", disse Rachael Joy ,da GfK.

Os preços das casas no Reino Unido também registaram uma subida surpreendente em Maio - a segunda em três meses -, mas os economistas mais realistas já disseram que “duas andorinhas não fazem a Primavera”, de acordo com a mesma agência de notícias.

O PIB indiano bateu, igualmente, as previsões, com um crescimento de 5,8 por cento em relação ao ano anterior, no primeiro trimestre, com a força dos serviços e da construção a ultrapassarem o declínio na produção.

Comentários

Mensagens populares deste blogue