Público

UEFA

Eto'o e Messi dão a Champions ao Barcelona

Barcelona completou o que se pode chamar uma obra de arte do futebol europeu. Não por ter feito uma exibição superlativa, mas por ter vencido uma final que coloca no lugar merecido uma equipa que realizou uma época inesquecível, fruto de um futebol espectacular.

A vitória por 2-0 sobre o Manchester United premeia uma certa ideia de futebol (o romantismo catalão) e tem um particular significado histórico: o Barça torna-se a primeira equipa espanhola a ganhar a Liga, a Taça do Rei e a Liga dos Campeões na mesma temporada.

O ideólogo do Barcelona 2008/09 chama-se Josep Guardiola, um jovem treinador de 38 anos, que na sua primeira época como técnico de uma equipa principal ganha tudo o que há para ganhar. E jogando bem. “Cruyff fez a Capela Sistina e Miguel Ângelo há só um”, disse um dia Guardiola, que ontem foi desmentido por uma equipa cuja vitória começou nos pés de Eto’o, acabou na cabeça de Messi e passou todos os 90 minutos por Xavi, um médio tão discreto quanto brilhante e que junta agora o título europeu de clubes ao de selecções.

Comentários

Mensagens populares deste blogue