TVNET

Gripe A: Vacina cada vez mais perto


Parece música para os ouvidos de toda a comunidade. Uma vacina para curar a gripe A está já em fase de testes. É certo que se trata de um processo moroso, mas especialistas norte-americanos estão a correr contra o tempo para produzir um tratamento eficaz. Em 46 países já foram confirmados perto de 13 mil casos infectados e são quase 100 as pessoas que morreram devido ao vírus H1N1. Mas se as esperanças estavam adormecidas, agora com o anúncio da criação de uma vacina para combater esta doença, estão mais reanimadas que nunca.

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças nos EUA recebeu uma amostra do vírus H1N1 que pode ser a solução para a cura desta enfermidade.

O processo envolve várias etapas. É necessário identificar e reproduzir uma amostra do vírus para depois se proceder a análises em laboratório e criar uma fórmula que seja imune à gripe A.

Depois de identificada, transforma-se em vacina e é encaminhada para vários laboratórios farmacêuticos para produção à escala mundial. A próxima etapa será a avaliação da vacina pelos órgãos reguladores. Há, de facto, um longo caminho a percorrer para que a vacina chegue ao balcão da farmácia...os cientistas crêem que todo o processo esteja concluído até ao final deste ano.

Comentários

Mensagens populares deste blogue