PUBLICO
Cerca de 35 por cento dos europeus são portadores do EHIC
180 milhões de cidadão aderiram ao cartão do seguro de saúde da UE para este Verão
Daniela Teles Fernandes
Ao todo, já são 180 milhões de cidadãos da União Europeia que adquiriram o cartão do seguro de saúde (EHIC – European Health Insurance Card) válido em 31 países da Europa, em caso de doença, ou acidente fora do país de origem.

De acordo com os dados divulgados hoje pela Comissão Europeia, no âmbito do quinto aniversário do lançamento do EHIC, cerca de 35 por cento dos cidadãos europeus são portadores do cartão de saúde.

O comissário europeu para os assuntos sociais e do emprego, Vladmir Spidla, afirma que o seguro de saúde europeu será objecto de precaução e a tranquilidade para os indivíduos em viagem.

“Durante as férias de Verão, todos nós procuramos descanso e relaxamento, mas por algum azar, o EHIC será útil em caso de emergência ou acidente”, afirmou Spidla em comunicado.

O cartão foi introduzido entre Junho de 2004 e Dezembro de 2005 para substituir o antigo documento intitulado de E111 e destina-se a cobrir os cuidados de saúde e tratamento necessários aos cidadão que se encontrem em férias, em trabalho, ou em formação, fora do seu país.

No entanto existem diferenças significativas entre os países. A Itália, a Áustria, a República Checa e a Suíça são os países que mais aderiram ao seguro. Já na Bulgária, Roménia, Grécia, Polónia e Espanha, onde a população portadora do plano de saúde em viagem não chega a cinco por cento.

Em Portugal mais de 883 mil pessoas subscreveram ao EHIC este ano.

Comentários

Mensagens populares deste blogue