PÚBLICO
Concorrência compara petrolíferas com postos de combustível geridos por supermercados
Concorrência compara petrolíferas com postos de combustível geridos por supermercados
Por Inês Sequeira
Nos primeiros três meses deste ano, o diferencial dos preços médios de venda ao público (depois de impostos) foi de 9,9 cêntimos por litro para a gasolina IO95 e de 9,8 cêntimos por litro para o gasóleo, quando se comparam as quatro cadeias de supermercados com as quatro petrolíferas de dimensão relavante a operar em Portugal.
Em causa, de acordo com o estudo da AdC, estão os postos de combustível explorados pela Galp, BP, Repsol e Cepsa, de um lado, e os supermercados dos grupos Jerónimo Martins, ITMI (Os Mosqueteiros) e Continente, e uma amostra dos postos do grupo Leclerc.
No período em análise, Fevereiro foi o mês em que a diferença foi mais elevada, com as diferenças de preços a chegarem aos 10,5 euros por litro na gasolina e aos 9,9 euros no gasóleo.
No relatório hoje divulgado, a AdC salienta que "as empresas petrolíferas tendem a praticar preços semelhantes entre elas apresentando níveis de preços menos competitivos do que os dos postos de cadeias de supermercados e apostando na localização, diferenciação dos produtos e dos serviços e em estratégias de fidelização." Outros operadores independentes "tendem a praticar preços semelhantes aos das petrolíferas."
Quanto aos supermercados, procuram "gerar um elevado volume de tráfego junto das suas superfícies comerciais."
No relatório hoje divulgado, a AdC salienta que "as empresas petrolíferas tendem a praticar preços semelhantes entre elas apresentando níveis de preços menos competitivos do que os dos postos de cadeias de supermercados e apostando na localização, diferenciação dos produtos e dos serviços e em estratégias de fidelização." Outros operadores independentes "tendem a praticar preços semelhantes aos das petrolíferas."
Quanto aos supermercados, procuram "gerar um elevado volume de tráfego junto das suas superfícies comerciais."
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