DN
Inédito

Produtor estimula vacas com Beethoven

por LUIS MANETA

Produtor estimula vacas com Beethoven

Proprietário de exploração leiteira de Portalegre instala sistema de música para diminuir stress de animais e aumentar a produtividade. Especialistas dizem que pode funcionar

O proprietário de uma exploração leiteira de Portalegre vai começar nos próximos dias a dar música a… 400 vacas. A ideia é "aliviar" o stress dos animais, garantir uma produção dentro de parâmetros elevados e criar um "bom ambiente" em toda a exploração.

"Gosto da música de Beethoven e é essa que se vai ouvir", explica José Ventura Nunes ao DN, esperançado em que o investimento de 1500 euros comece rapidamente a ser compensado com uma produção mais elevada.

O sistema de som está comprado e pronto a funcionar. Só falta que o electricista regresse de férias para concluir a instalação sonora, o que deverá ser em breve.

Segundo o produtor, a música far-se-á ouvir no estábulo e na sala de ordenha. Um "mimo" cuja eficácia testemunhou em visitas a explorações pecuárias da Holanda quando, conjuntamente com o filho, estava a preparar o investimento de 1,5 milhões de euros na Herdade do Vigário Geral, inaugurado no início de 2008 e que hoje atinge uma produção diária de onze mil litros de leite.

Mesmo deitadas em camas de palha e com uma alimentação de "primeira", nem sempre as vacas se mostram "dispostas" a produções elevadas. "Num dia de calor, em que o ar estava muito abafado, recolhemos menos três mil litros de leite", recorda Ventura Nunes que, desde então, decidiu investir num sistema com máquinas de ventilação - uma espécie de "ar condicionado" para bovinos - e em cortinas accionadas por um dispositivo eléctrico para proteger os animais nos dias frescos. A produção nunca mais sofreu uma quebra tão grande. A partir daí não parou de pensar numa forma de aumentar a rentabilidade da exploração. "Está estudado a nível internacional que a música ajuda a manter produções elevadas, desde que seja calma e com sons sucessivamente repetidos", diz.

Comentários

Mensagens populares deste blogue