Devido à recessão

Emissão de gases com efeito de estufa recuou

por Lusa

Emissões de gases com efeito de estufa recuou

As emissões de gases com efeito de estufa recuaram devido à recessão económica, oferecendo ao mundo uma oportunidade para romper com o crescimento baseado nas energias fósseis, indica um relatório da Agência Internacional da Energia.

De acordo com o Financial Times de hoje, a baixa das emissões de CO2, registada em 2008, é a mais importante dos últimos 40 anos e ultrapassa a verificada na crise de 1981, segundo um extracto de um relatório que a AIE deverá publicar em Novembro.

"Temos uma situação nova, com modificações da procura energética e o adiamento de numerosos investimentos energéticos" (baseados nas energias fósseis), declarou ao FT o economista chefe da AIE, Fatih Birol.

"Só terá sentido se conseguirmos aproveita esta oportunidade única, assinando um acordo em Copenhaga", onde uma conferência internacional sobre o clima se reunirá do 7 ao 18 de Dezembro.

Esta reunião tem por objectivo um acordo devendo entrar em vigor no final da primeira fase do Protocolo de Quioto em Janeiro de 2013, para limitar as emissões de gazes a efeito de estufa.

"Esperamos que um acordo em Copenhaga dê o sinal com vista a novos investimentos duradouros. Se passarmos ao lado desta oportunidade para trazer o mundo no caminho de uma energia sustentável será muito mais caro, e portanto muito mais difícil", concluiu Birol.

MRO.

Comentários

Mensagens populares deste blogue