Diário Digital
Ambiente


Portugal prepara no Alentejo primeira central solar gigante

Um grupo de empresários portugueses está a estudar a construção de uma central solar gigante no Alentejo, de dois mil megawatts, destinada à exportação de electricidade verde para a Europa do Norte, e a criação de um novo cluster industrial no país, num investimento que poderá rondar os seis mil milhões de euros.
Segundo avança a edição desta sexta-feira do diário «Público», do núcleo promotor do projecto, designado Luz.On, fazem parte Mário Baptista Coelho, o homem que ergueu a central de Moura, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Efacec e a EIPE - Electricidade Industrial Portuguesa, estas últimas duas entidades como parceiras tecnológicas.
A megacentral fotovoltaica de elevada concentração, de tecnologia norte-americana e alemã, é um dossier que está há vários meses em preparação, que é já do conhecimento do Governo e conta com o apoio da Comissão Europa, que o considera de interesse europeu.
A instalação, cuja construção deverá arrancar em 2011, prolongando-se ao longo de sete anos, de forma faseada, deverá ocupar cerca de cinco mil hectares numa zona não especificada no Alentejo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue