DN
Estudo

Pessoas ficam mais felizes à medida que envelhecem

Apesar das preocupações com doenças ou rendimentos, velhice tende a ser época dourada.

À medida que mais pessoas vivem até aos cem anos, é tranquilizador saber que a maioria fica mais feliz à medida que envelhece e exerce maior controlo emocional do que os jovens adultos. Esta é pelo menos a conclusão de alguns investigadores que participam na convenção anual da Associação de Psicólogos Americanos.

"A esperança de vida mudou, porque as pessoas mudaram a maneira como vivem", disse Lauren Carstensen. Apesar das preocupações com doenças ou rendimentos, a velhice tende a ser uma época dourada, dizem os especialistas, que descobriram que os idosos sabem aproveitar bem o tempo que lhes resta e aprenderam a evitar situações que os fazem sentir tristes ou com stress.

Outra investigadora, Susan Turk Charles, da Universidade da Califórnia, explicou que, salvo casos de pessoas com doenças relacionadas com a demência, a saúde mental normalmente melhora com a idade. Os idosos "evitam colocar-se em situações em que vão ser infelizes. Também tiveram mais tempo para aprender e compreender as intenções dos outros, o que os ajuda a evitar situações de stress", indicou.

Um dos conselhos é imaginar formas de gozar os anos que aí vêm e pensar em viver bem e de forma saudável até aos cem anos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue