DN Conjuntura

Portugal cresce acima da Zona Euro

por RUDOLFO REBÊLO

Depois do FMI, institutos alemães confirmam que a economia portuguesa poderá, em 2010, registar uma expansão superior à média da Zona Euro. Espanha, principal parceiro comercial de Portugal, é a única economia a continuar em recessão. O desemprego português vai aumentar

A economia portuguesa vai crescer 0,8% no próximo ano, após uma contracção de 3,2% do PIB este ano, de acordo com as previsões dos principais institutos alemães, ontem divulgadas. Portugal cresce ligeiramente acima da Zona Euro (0,7%), mas o desemprego continuará a subir no próximo ano, um obstáculo ao crescimento da economia, tal como o peso do défice orçamental, a curto prazo.

Com a arrecadação de impostos em queda acentuada - explicado pela anemia económica -, as despesas orçamentais do País serão superiores às receitas em 7,3% do PIB em 2010, depois de um défice orçamental de 6,9% do PIB, este ano, segundo os institutos alemães e austríacos.

Previsões que estão em linha com as publicadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), no início deste mês, quando se estimou para Portugal uma destruição de 92 mil empregos em 2010, o que poderá representar 550 mil de-sempregados. Os alemães são um pouco menos pessimistas mas, ainda assim, estimam que 10,4% activos portugueses estarão no desemprego no próximo ano, um aumento face aos 9,3% antecipados para 2009.

Comentários

Mensagens populares deste blogue