sexta-feira, 9 de outubro de 2009

DN
Medicina

SNS faz 3000 consultas de acupunctura todos os anos

por DIANA MENDES

Técnica da medicina tradicional chinesa já ganhou forma enquanto competência médica. Ainda há poucos serviços que a oferecem, mas já há 200 médicos com pós-graduações nacionais. Seis hospitais e um centro de saúde têm consultas

A acupunctura é uma técnica da medicina tradicional chinesa que muitos conhecem, mas a que acedem poucos. Habitualmente é praticada em consultórios privados, mas já está a ser alargada aos centros de saúde e hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Calcula-se que, anualmente, sejam realizadas entre três e quatro mil consultas, distribuídas por seis hospitais e um centro de saúde em Lisboa.

Ainda a acupunctura não era reconhecida pela Ordem dos Médicos enquanto competência (sub-especialidade) e já havia médicos interessados em complementar os cuidados que prestavam com esta técnica. De acordo com Gustavo Quaresma, presidente da Sociedade Portuguesa de Acupunctura Médica, a "OM reconheceu-a em 2002 e definiu critérios para que os médicos a possam executar". Neste momento, já há duas pós-graduações reconhecidas, no Porto e Coimbra, e vai abrir uma em Lisboa, em Janeiro de 2009.

Enviar um comentário