DN
Medicina

SNS faz 3000 consultas de acupunctura todos os anos

por DIANA MENDES

Técnica da medicina tradicional chinesa já ganhou forma enquanto competência médica. Ainda há poucos serviços que a oferecem, mas já há 200 médicos com pós-graduações nacionais. Seis hospitais e um centro de saúde têm consultas

A acupunctura é uma técnica da medicina tradicional chinesa que muitos conhecem, mas a que acedem poucos. Habitualmente é praticada em consultórios privados, mas já está a ser alargada aos centros de saúde e hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Calcula-se que, anualmente, sejam realizadas entre três e quatro mil consultas, distribuídas por seis hospitais e um centro de saúde em Lisboa.

Ainda a acupunctura não era reconhecida pela Ordem dos Médicos enquanto competência (sub-especialidade) e já havia médicos interessados em complementar os cuidados que prestavam com esta técnica. De acordo com Gustavo Quaresma, presidente da Sociedade Portuguesa de Acupunctura Médica, a "OM reconheceu-a em 2002 e definiu critérios para que os médicos a possam executar". Neste momento, já há duas pós-graduações reconhecidas, no Porto e Coimbra, e vai abrir uma em Lisboa, em Janeiro de 2009.

Comentários

Mensagens populares deste blogue