Mensagens

A mostrar mensagens de maio 17, 2009
Imagem
VIDA RURAL 13/05/2009 Produtos biológicos: área de cultivo aumentou 9,4% A área de cultivo de produtos biológicos em Portugal cresceu 9,4% em 2008, os dados do Serviço Internacional para a Aquisição de Biotecnologia Agrícola revelam ainda que os portugueses consomem cada vez mais produtos sem químicos, valorizando a qualidade dos produtos apesar da crise económica. Em 2007, Portugal já se encontrava entre os dez maiores produtores mundiais de alguns alimentos biológicos devido ao aumento de terra orgânica cultivável. "Há dois tipos de clientes: o que se abastece para toda a semana, porque sente que lhe faz bem e porque tem poder económico para o fazer; e aquele que, não tendo essa possibilidade, faz uma selecção e escolhe apenas certo tipo de produtos", explicou o agricultor
Correio da Beira_Serra Câmara admite não ter vocação para contratar professores para as AEC Segunda, 18 Maio 2009 Liliana Lopes A vereadora da Educação defendeu este sábado que devem ser os agrupamentos de escolas a contratar os docentes para as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC). “A autarquia não tem vocação para contratar docentes”, afirmou Fátima Antunes na sessão de abertura do Encontro das Actividades de Enriquecimento Curricular de Oliveira do Hospital realizado na Casa da Cultura César Oliveira, onde se encontrava a substituir o presidente do município, Mário Alves, que não compareceu devido a outros compromissos.
Open Government Dialogue e Data.gov Governo Americano abre-se ao escrutínio dos cibernautas 22.05.2009 - 15h04 PÚBLICO A Casa Branca lançou ontem a tão esperada iniciativa de transparência governamental, que pretende tornar a informação do governo acessível através da Internet e permite aos cidadãos sugerir formas de tornar o Estado mais acessível. As sugestões enviadas para o site Open Government Dialogue serão discutidas online a partir do dia três de Junho. No dia 15 desse mês, estará também disponível uma wiki (página Web que pode ser alterada por qualquer pessoa) para a partilha de recomendações. O resultado final será depois revisto pela Casa Branca.
Imagem
JN Cultura Sequeira Costa em ciclo festivo dos seus 80 anos Um dos maiores pianistas portugueses, Sequeira Costa, inicia esta sexta-feira, na Casa da Música, no Porto, em vésperas de comemorar o seu 80º aniversário, um ciclo de quatro concertos sobre a história do concerto para piano, Este ciclo abrange oito obras do repertório concertante desde o período clássico, com uma das mais conhecidas obras de Mozart, até ao século XX, com Ravel e Rachmaninoff. Desde a sua infância, Sequeira Costa recebeu formação musical ao mais alto nível, tendo o seu primeiro professor sido o pianista português José Vianna da Motta, um dos últimos alunos de Franz Liszt e de Hans von Bulow.
Imagem
JN Sociedade 23.05.09 Centros de Saúde de Bragança são os primeiros certificados Metade dos centros de saúde do Distrito de Bragança vão receber um certificado que atesta a qualidade de atendimento, tornando-se nos primeiros do país distinguidos com uma nova marca de certificação do Ministério da Saúde. O anúncio foi feito ontem, em Bragança, pelo coordenador da Missão para o Cuidados de Saúde Primários, seis meses depois de ter lançado a nova marca "Atendimento de Qualidade Reconhecido". O certificado - que será entregue em Juho - distingue unidades com condições de excelência na organização e atendimento. Segundo Luís Pisco, dos mais de 350 centros de saúde do país, apenas 20 concorrem à certificação, 14 dos quais são do Distrito de Bragança. Metade destes já passou em todas as provas de certificação, nomeadamente as realizadas por um "cliente-mistério". Trata-se de um avaliador que se deslocou às unidades faze
Imagem
Mundo Jornal de Notícias 22.05.09 "Xixi no Banho" para poupar água Uma das mais importantes ONG de defesa do ambiente do Brasil lançou na sexta-feira uma campanha publicitária inédita para poupar água, estimulando as pessoas a urinar durante o banho. A Fundação SOS Mata Atlântica quer mobilizar as pessoas para a importância da preservação do ambiente e mostrar que uma descarga a menos por dia equivale a 4.380 litros de água potável por ano.
SOL 21.05.09 Trânsito Ninguém morreu ontem nas estradas portuguesas. A Unidade Nacional de Trânsito da GNR registou 211 acidentes de viação na quinta-feira, dos quais não resultaram mortes, tendo sido detidos 40 condutores por excesso de álcool, falta de carta de condução e outros motivos, indica o site oficial da GNR.
Imagem
JN Tecnologia Nova fonte de luz e mais eficiente 2009-05-14 Tecnologia OLED está na mira da Apple, que já patenteou o uso da invenção no desenvolvimento de teclados virtuais para o iPhone. Investigadores de Dresden, na Alemanha, desenvolveram uma nova fonte de luz que utiliza diodos electroluminescentes orgânicos (OLED) e que tem um melhor rendimento energético do que as lâmpadas fluocompactas de baixo consumo, revela a revista Nature.
JN Média 'Ter TV no quarto é um crime' Crianças dedicam 40 horas semanais aos média. Pais têm de regular acesso às tecnologias ANA GASPAR A TV ainda é o meio onde a pequenada gasta mais tempo. Mas a partir dos 12 anos perde peso para outros dispositivos. Um estudo ouviu quase mil crianças para perceber qual o impacto dos média no seu dia-a-dia. As crianças crescem rodeadas de meios de comunicação. A televisão está presente na totalidade dos lares, o computador já ultrapassa os 90% de penetração, os dispositivos de música situam-se de 70%. Não há como o contornar, mas é preciso educá-las para tirarem o melhor partido deste facto.
Diário Digital Ambiente 21.05.09 China reduz em 66% consumo de sacos plásticos A China, país onde eram consumidos a cada ano cerca de 60 mil milhões de sacos plásticos, conseguiu reduzir em 60% o consumo destes produtos e a «poluição branca» que produzem, graças à decisão, tomada no ano passado, de cobrar por cada unidade nos supermercados. De acordo com um estudo realizado pela Associação de Cadeias Comerciais da China, citada hoje pelo jornal South China Morning Post, nos quase 12 meses que esta medida está a ser aplicada, caiu em cerca de 20 mil milhões o consumo anual de sacos plásticos, uma queda de 40 mil milhões de unidades. Em 2006, os chineses consumiram cerca de 50 mil milhões de sacos plásticos, e, em 2007, o número subiu para 60 mil milhões.
TSF «Juntos na Diversidade» Hoje às 00:03 Proclamado em 2002 «Dia Mundial da Diversidade Cultura, este 21 de Maio é assinalado na TSF na conversa com Mário Dias com o músico e produtor Francisco Rebelo, a propósito do CD «Juntos na Diversidade». OS endereços onde se pode conseguir gratuitamente este CD são: www.lusofonia.com ou www.acidi.gov.pt .
TSF Economia Lei sobre despejo do tempo de Salazar revogada Hoje às 08:31 Há mudanças nas regras sobre o despejo de um inquilino em regime de arrendamento social. A lei agora publicada em Diário da República revogou um decreto do tempo de Salazar (1945), que previa o despejo por comportamentos morais e civis «indignos» ao direito à habitação. Conceitos vagos que levaram o Parlamento a aprovar um novo texto legal que demorou quatros anos a ser discutido. A lei prevê agora critérios mais concretos para despejar um morador de habituação social.
Imagem
SOL Justiça Associação de Juízes contra nomeação de magistrados para cargos de confiança política A Associação Sindical dos Juízes (ASJP) considera que a nomeação de magistrados para cargos de confiança política cria «promiscuidade e desconfiança» , sendo nefasto para a independência do poder judicial e para o prestígio e equilíbrio do sistema democrático
Imagem
quarta-feira, 20 de Maio de 2009 Lisboa: CCDR lança concurso para criação de eco-bairros Os dezoito municípios da Área Metropolitana de Lisboa têm, até 31 de Agosto, a oportunidade de se candidatar a um concurso público inédito que disponibilizará um total de 12 milhões de euros para a criação de eco-bairros. Promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), a iniciativa visa apoiar acções integradas de promoção da sustentabilidade, através da aplicação de projectos-piloto de gestão de energia, água, resíduos, transportes, mobilidade e espaço público. As estruturas definidoras dos eco-bairros, que poderão nascer em áreas urbanas já consolidadas ou ser criados de raíz, serão financiadas por fundos comunitários no âmbito do Programa Operacional Regional (POR), incluído no Quadro Referência Estratégica Nacional (QREN). Diário Digital / Lusa
terça-feira, 19 de Maio de 2009 ONU apresenta a 1ª universidade global online e gratuita A ONU apresentou hoje a primeira universidade global online e de matrícula gratuita, com a qual tratará de impulsionar o acesso à educação superior dos estudantes das regiões menos desenvolvidas do mundo. Este novo projecto educativo, chamado a Universidade do Povo, surge no âmbito da Aliança Global da ONU sobre Tecnologia de Comunicação e Desenvolvimento (GIAD) para ajudar a colmatar as brechas internacionais em matéria de educação com o recurso às novas tecnologias. «Para centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, a educação é um sonho que não se pode tornar realidade», disse numa conferência de imprensa o fundador da Universidade do Povo, Shai Reshef. Diário Digital / Lusa
DIABÉTICOS Seringas para tornar vida mais fácil 20 | 05 | 2009 09.10H Um inovador sistema de seringas tornará a vida mais fácil aos pacientes que precisem de se injectar com insulina três vezes ao dia para combater a diabetes, doença que afecta 246 milhões de pessoas no mundo. Destak/Lusa | destak@destak.pt Uma empresa sueca efectuou hoje no Chile o lançamento internacional deste produto, composto por três pequenas seringas de seis centímetros que contêm as doses diárias de que necessitam os diabéticos dependentes da insulina. A seringa foi desenvolvida pela companhia Insulution, fundada há três anos pelo sueco Patrick Martinsson, e a partir de Agosto começará a ser vendida nas farmácias da Suécia com um preço aproximado de um dólar. Apresentam-se numa pequena embalagem que permite administrar a insulina necessária de forma discreta, inclusive só com uma mão. As agulhas são revestidas por uma capa de silicone para suavizar a dor e são descartáveis para evitar infecções.
Imagem
JN Cultura Grandes poetas em Mirandês A história de... Amadeu Ferreira, investigador FRANCISCO PINTO Nos últimos 12 anos, traduziu para Mirandês mais de uma centena de autores portugueses e estrangeiros. O seu trabalho está disponível na Internet. Jurista, professor convidado na Universidade Nova de Lisboa e vice-presidente do Conselho Directivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Amadeu Ferreira é um homem com várias ocupações profissionais. Apesar dos seus afazeres, dedica-se à escrita, investigação, tradução e história da segunda língua oficial em Portugal. Ao longo dos últimos 12 anos, já traduziu para Mirandês mais de uma centena de autores portugueses e estrangeiros. Obras como "Os Lusíadas" de Camões, foram traduzidas na íntegra, ou a poesia de Fernando Pessoa e seus heterónimos. Para já, estão disponíveis na Internet, através do http://lhengua.blogspot.com.
Imagem
País > Braga > Braga Jornal de Notícias Trabalhador soterrado retirado com vida Ontem Os Bombeiros e a Protecção Civil de Braga retiraram, às 14:10, com vida, o homem que se encontrava soterrado nas obras de um prédio em Braga, tendo-o transportado para o Hospital de São Marcos. Segundo fonte da Protecção Civil o homem apresenta fracturas numa perna e na clavícula, mas está livre de perigo, sendo a sua situação considerada clinicamente estável. O operário foi observado no local por uma equipa de médicos do INEM que ali se encontravam com uma Viatura de Emergência de Suporte de Vida.
Imagem
Economia Jornal de Notícias Portugal ultrapassa Espanha A.P.L. 20.05.09 Portugal subiu três lugares no ranking que mede a competitividade dos países a nível mundial. O nosso país ocupa este ano o 34.º lugar numa lista de 57 países que fazem parte do World Competitiveness Yearbook, organizado pelo Institute for Mangement Development. A subida de três posições, face a 2008, é vista pelo coordenador do Plano Tecnológico, Carlos Zorrinho, como a prova de que as medidas que este Plano, em particular, tem posto em prática estão a ter resultados positivos.
Imagem
A Voz de Trás-os-Montes 15.05.09 Programa Conforto Habitacional para Pessoas Idosas Onze habitações recuperadas em Vila Pouca de Aguiar
Imagem
Solidariedade SOL convida instituições O SOL prolonga a iniciativa de Natal em que convidou as instituições de solidariedade a divulgarem as suas necessidades. O mapa interactivo publicado em www.sol.pt , no qual figuram instituições de todo o país, já conta com 70 entidades. • MAPA COM NECESSIDADES DAS INSTITUIÇÕES
Imagem
A Comissão vai promover a bicicleta como meio de transporte urbano saudável e seguro no âmbito da 15ª conferência Velo-City, organizada pela região de Bruxelas, e que se inicia a 12 de Maio nessa cidade. Na cerimónia de encerramento, várias cidades europeias assinarão a carta de Bruxelas pela qual se comprometem a promover a utilização da bicicleta com base em objectivos concretos. Foto: PÚBLICO (arquivo)
Imagem
PUBLICO Ambiente: Filipe Duarte Santos defende humanidade como um grande grupo social 12.05.2009 - 17h29 Helena Geraldes, Paulo Miguel Madeira A sobrevivência da humanidade como espécie depende de conseguir agir como um único grupo social. Só assim poderá salvaguardar a qualidade ambiental do planeta e assegurar os recursos que lhe permitem sobreviver e prosperar, defendeu ontem o laureado deste ano com o Prémio Universidade de Lisboa, Filipe Duarte Santos, ao receber o galardão. Esta ideia vai ao encontro dos receios do outro homenageado na sessão de atribuição daquele prémio, que decorreu ontem ao fim da tarde na Reitoria daquela universidade. José Correia da Cunha, que recebeu do reitor António Nóvoa a medalha da Universidade de Lisboa, considerou no seu discurso de agradecimento que a humanidade se “aproxima de uma catástrofe global” do Ambiente e defendeu a importância da “solidariedade pela construção de um
Imagem
JN Tecnologia Portugueses desenvolvem tecnologia para satélites 2009-05-13 Os satélites Herschel e Planck, que a Agência Espacial Europeia lança quinta-feira numa das suas mais complexas missões, leva a bordo um sistema operativo adaptado e qualificado pela empresa portuguesa Critical Software. Em nota de imprensa, a empresa revela que integrou o consórcio industrial europeu, liderado pela Thales Alenia Space, que desenvolveu o sistema operativo dos computadores dos dois satélites.
Imagem
Caloiro de Viana tem 75 anos A história de... Artur Pimenta, estudante 19.05.09 LUSA Aos 65 anos e depois de se reformar, Luís Pimenta decidiu voltar à escola. Este ano foi o caloiro mais velho do Politécnico de Viana. E com 75 anos não perdeu uma festa da Semana Académica. Ocaloiro mais velho do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), com 75 anos, está a "tirar" Educação Social e Gerontológica, para ganhar bagagem e depois tratar de idosos. "É evidente que não estou a tirar o curso para arranjar um emprego", revelou, à Lusa, "com muito boa disposição", Artur Pimenta. "Estou a aprender, a ganhar bagagem para um dia, quem sabe, como voluntário, contribuir para o bem-estar e para a auto-estima dos utentes dos nossos lares de idosos", acrescentou, sem antes lembrar que, em Portugal, os utentes dos lares da terceira idade são, muitas vezes, "arrumados a um canto", por falta de formação do pessoal de quem lá trabalha.
Diário de Notícias 19.05.09 Protesto Manifestantes na Turquia contra religião na política Cerca de 130 mil pessoas exigem ao primeiro-ministro Erdogan a manutenção dos princípios laicos no país. Dezenas de milhares de pessoas concentraram-se ontem na emblemática Praça Tandogan, no centro de Ancara, para exigirem o cumprimento dos princípios basilares da laicidade do Estado turco, que entendem estar a ser posto em causa pelo Governo do primeiro- -ministro Recep Erdogan.
Política Mulheres eleitas pela primeira vez para o parlamento do Kuwait por Agência Lusa, Publicado em 17 de Maio de 2009 As mulheres foram eleitas para o parlamento do Kuwait pela primeira vez na história dorico emirato do Golfo após as eleições legislativas de sábado, segundo os primeiros resultados oficiais hoje publicados. As candidatas liberais Aseel al-Awadhi e Rula Dashti, que completaram os seus estudos nos Estados Unidos, fazem parte das dez deputadas eleitas no terceiro distrito eleitoral. Awadhi conquistou a segunda posição e Dashti foi sétima.
Imagem
Jornal de Notícias 18.05.09 Economia Metade da electricidade veio de fontes renováveis Portugal está em quinto lugar entre os maiores produtores de energia "verde" da Europa ALEXANDRA FIGUEIRA Quase metade (48% ) da electricidade consumida em Portugal está a ser produzida a partir de fontes renováveis , bem acima da meta de 39% definida por Bruxelas. Hoje, é o quinto país da União Europeia em termos de "energia verde". As contas foram feitas por Sá da Costa, presidente da Associação das Energias Renováveis e responsável pelo Centro Ibérico de Energias Renováveis (ler caixa em baixo), com base nos dados até 13 de Maio da REN, que recebe na sua rede toda a electricidade produzida no país. "Estávamos na casa dos 48%" de energia com base em renováveis, seguindo a metodologia de cálculo europeia, que corrige anos mais secos do que o habitual, como este, disse. A metade de electricidade consumida no país e que
Jornal de Notícias 18.05.09 Bolsa de voluntariado com mais 47% de inscritos 00h31m A adesão ao voluntariado está a aumentar em Portugal por ser cada vez mais "uma forma de estar na vida". Quem é o diz é Isabel Jonet, presidente da EntreAjuda, instituição que criou a Bolsa do Voluntariado e viu o número de inscritos crescer 47% em 2008. Lançado em Dezembro de 2006, este portal juntou 5521 voluntários em menos de um ano. E, em Dezembro do ano passado, contava já com 8121 adesões. Quanto a instituições a precisar de ajuda, estavam inscritas 567.
Correio da Manhã 18 Maio 2009 - 00h30 Funcionários do departamento de Marketing do Banco ajudaram a construir um parque infantil no Bairro 6 de Maio Voluntariado do Montepio Os fatos e as gravatas ficaram no armário e o escritório mudou-se para um bairro carenciado da Amadora. Com pincéis e martelos, 17 voluntários do banco Montepio meteram mãos à obra e construíram um parque infantil. Para Rafaela e Yáia acabaram-se os arranhões nos joelhos e cotovelos.
Correio da Manhã 17 Maio 2009 - 23h09 Pampilhosa da Serra Namorados fazem parto em ambulância Um casal de namorados, ambos bombeiros voluntários em Pampilhosa da Serra, viveu "um dos momentos mais bonitos" da relação ao ajudar a nascer um bebé na ambulância, na manhã de sábado, a caminho da maternidade. "Até as lágrimas me vieram aos olhos", contou ontem Nélson Gavinhos, de 32 anos, ao recordar o momento em que viu a recém-nascida sair do ventre da mãe. A grávida, de 41 anos, deu entrada no Centro de Saúde de Pampilhosa da Serra, às 07h00, com contracções. Nélson Gavinhos e Daniela Almeida, de 18 anos, foram destacados para a transportar à Maternidade Dr. Daniel de Matos, em Coimbra. Mas a meio do caminho uma equipa do INEM foi ao seu encontro e o parto deu-se na ambulância. "Foi um trabalho de equipa espectacular", sublinhou o bombeiro. A bebé nasceu com 3,5 quilos, vai chamar-se Ema e é a segunda filha de um casal residente na Póvoa. Ainda emocionad
Correio da Manhã 17 Maio 2009 - 00h30 Transplantes: Portugal em segundo no Mundo com orçamento de 1,9 mil milhões Duas mil vidas salvas em 2008 Portugal regista o segundo lugar no Mundo de órgãos colhidos e transplantados, com 26,7 dadores por cada milhão de habitantes. Valor que permitiu salvar 1991 vidas no último ano. Um dos programas públicos do Mundo mais eficaz representa um investimento anual de 1,910 mil milhões de euros, divulgou o Ministério da Saúde. Mas os resultados alcançados – como ter, a seguir à Alemanha, a mais completa base de dadores de medula óssea – passam também pelo sentido de solidariedade. Nas últimas semanas, perto de cinco mil pessoas inscreveram-se como possíveis dadores perante os casos de leucemia de Marta Ramos e Teresa Brissos. d.r. Em 2008 houve 745 transplantes de córneas, 387 de medula, 4 de pulmão, 14 de pâncreas, 42 de coração, 273 de fígado e 524 de rim. A recolha de tecidos permitiu salvar vítimas de queimaduras e malformações cardíacas

APRESENTAÇÃO

É preciso dar lugar e manter a ESPERANÇA! Estamos em crise! Tudo parece ir de mal a pior! O descrédito nas instituições é arrasador! Nem as religiões conseguem já transmitir esperança! A Humanidade parece não ter grande futuro! E no entanto... Apesar de toda esta negritude que se nos apresenta no horizonte, há quem não desespere, quem reme contra a maré, quem, afinal, aqui e ali, provoque actos, tome atitudes que, embora parecendo gotas de água no oceano, podem ser sinais de que ainda há lugar para a esperança num mundo melhor, mais justo, mais compassivo, mais sábio. Procurarei reunir aqui alguns desses actos, dessas atitudes que se tornaram notícia pela positiva. De notícias negativas, depressivas mesmo, estou (estamos) fartos! Se alguém achar bem, pode trazer para aqui outros motivos de que nos possamos orgulhar, porque produziram alegria, felicidade, sentimentos positivos. Fico à espera Aves, 18 de Maio de 2009