Peopleware

Carros da Google sem condutor já circulam

Foi ontem anunciado mais um projecto onde a Google está a investir o seu tempo e recursos. Desta vez não foi apresentada mais uma página ou uma característica nova nos seus muitos serviços. Foi anunciado que a sua frota de carros auto-conduzidos já percorreu mais de 140.000 milhas (cerca de 225.000 quilómetros) nas estradas da Califórnia, sem qualquer registo de problema ou acidentes.

Este projecto da Google, que tem um elevado grau de secretismo, tem colocado na rua e à vista de todos, carros auto-conduzidos que realizam testes de evolução do software e hardware usados.


Para dar forma a este projecto, a Google reuniu uma equipa de experientes engenheiros nesta área e estes têm desenvolvido as tecnologias necessárias para que esta tecnologia digna de livros e filmes de ficção científica passe a fazer parte do nosso quotidiano.

Os carros que percorreram estes quilómetros são sempre acompanhados por 2 humanos, que agem apenas em caso de necessidade. No lugar do condutor vai sentado um condutor com uma vasta experiência de condução, que ao detectar um erro nos sistemas pode assumir o controlo com um simples virar do volante, o pisar do pedal do travão ou através de um botão junto da mão direita. Ao lado deste operador, vai sentado um outro técnico que monitoriza e acompanha em tempo real o software de condução.

Os carros são equipados com o hardware mais recente existe por forma a conseguirem navegar sozinhos pelo meio do tráfego. Estão equipados com câmaras de vídeo, sensores de radar, laser’s para detectar a distância aos outros veículos e mapas detalhados (com dados recolhidos pelos carros do Google Street View).

Segundo a Google, o desenvolvimento desta tecnologia num futuro próximo irá permitir que se poupem milhares de vidas em acidentes de viação. Será ainda possível poupar o ambiente com a redução da emissão de carbono para a atmosfera e permitir que os utilizadores destes veículos ocupem o seu tempo de forma mais útil.

Larry and Sergey founded Google because they wanted to help solve really big problems using technology. And one of the big problems we’re working on today is car safety and efficiency. Our goal is to help prevent traffic accidents, free up people’s time and reduce carbon emissions by fundamentally changing car use.

Estes veículos e a sua forma de condução autónoma podem conduzir de uma forma mais segura. Existe inclusive a possibilidade de serem definidos dois modos de condução, uma mais relaxada e uma mais agressiva.

Actualmente trabalham neste projecto uma equipa de 15 engenheiros e foram ainda contratadas mais uma dúzia de condutores, que não têm qualquer registo de acidentes. Os veículos usados nos testes são seis Toyota Prius e um Audi TT.

Até à data, existe um único registo de acidente com um destes carros. Deveu-se a um erro de um condutor de um carro externo ao projecto que, num semáforo, recuou e bateu num dos carros da Google.

A Google tem alguma experiência neste tipo de tecnologias pois desde 2005 que se dedica a participar em concursos de veículos auto-conduzidos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue