Peopleware

Ecosia – Um Motor de Pesquisa Amigo do Ambiente!

Por Daniel Dias para o PPLWARE.COM

Já alguma vez pensou no número de pesquisas que realiza diariamente? E que cada pesquisa implica produção, transporte e consumo energético, com consequente emissão de CO2 para a atmosfera, prejudicando o meio ambiente? Pense agora na enorme quantidade de servidores que a Google ou o Bing possuem e na enorme quantidade de energia que gastam para que, quando desejar, numa fracção de segundo, obtenha os resultados pretendidos. Sabia que eles funcionam à base de energias não renováveis, emitindo grandes quantidades de CO2 para a atmosfera?

E se eu pudesse proteger o meio ambiente a cada pesquisa que faço?

Nos últimos 50 anos, metade da floresta tropical foi derrubada. Anualmente, uma área de floresta tropical equivalente à Inglaterra é cortada. São números impressionantes, principalmente se tivermos em conta que estamos a falar do mais antigo e também mais importante ecossistema terrestre.

A desflorestação e as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera estão intimamente ligadas. A desflorestação é responsável por 20% das emissões anuais de CO2 e uma redução na quantidade de árvores implica uma redução na fixação deste gás com efeito de estufa a nível global (responsável pelas alterações climáticas).

É assim que surge Ecosia, uma empresa, praticamente sem fins lucrativos, que oferece ao utilizador o motor de busca “mais amigo do ambiente”. Este motor de busca é resultado de uma parceria entre a Yahoo!, o Bing e a WWF (World Wide Fund). Posto isto, o que torna este motor de busca tão especial?

Como sabe, os motores de busca geram lucros mediante os cliques nas hiperligações patrocinadas. Este não é excepção. Contudo, em vez de “encher os bolsos dos seus investidores”, como acontece com a Google, da percentagem de lucro que chega à organização, 20% é empregue na manutenção do website, nas despesas com funcionários e servidores e em marketing, enquanto 80% do lucro é doado à WWF, para o seu programa de protecção da floresta tropical, que actua no Parque Nacional de Juruena (Brasil), na floresta da Amazónia, com protecção da floresta tropical e formação da população da região. Cada pesquisa permite proteger, em média, 2 m2 de floresta tropical.

O Ecosia faz pesquisas recorrendo aos seus próprios servidores e aos servidores da Bing e da Yahoo!. Estes últimos são apenas utilizados para gerar resultados, sendo que são os servidores próprios, que trabalham com energia renovável proveniente da Greenpeace Energy, que processam os resultados. Mesmo que não clique nos links patrocinados, a emissão de CO2 é inferior ao que acontece nos restantes motores de busca e o balanço global de CO2 é bastante positivo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue