Mensagens

A mostrar mensagens de setembro 26, 2010
Imagem
SOL Look Up! leva arte contemporânea ao Porto O Look Up! Natural Porto Art Show, que começa este fim de semana e termina até 19 de Dezembro, «vai ser o projecto de maior dimensão de arte contemporânea que se realiza após o Porto Capital Europeia da Cultura 2001». Esta é a convicção da ANJE- Associação Nacional de Jovens Empresários, que apresentou o projecto sexta feira à noite, caracterizando-o como uma «iniciativa cultural multidisciplinar» . Durante quase três meses, cerca de 80 obras de «mais de 50 artistas estrangeiros e portugueses» , poderão ser vistas em vários espaços portuenses e da região: Alfândega, Casa da Música, Palácio das Artes, Palacete Pinto Leite, Palácio da Bolsa, Palácio de Cristal, Reitoria da Universidade, Atelier Paulo Lobo e Aeroporto Sá Carneiro.
JN Sociedade Retinopatia diabética rastreada no Norte Eduardo Pinto A Administração Regional de Saúde do Norte vai avançar este mês com um rastreio da Retinopatia Diabética no distrito de Vila Real. Antes do fim do ano também será alargado aos centros hospitalares do Nordeste, Entre Douro e Vouga, Porto, Hospital de São João e Unidade Local de Saúde do Alto Minho. As restantes unidades só já vão ser contempladas no próximo ano. Aquele organismo espera poder abranger com a despistagem cerca de 100 mil diabéticos de todo o Norte do país, sendo que cinco a dez mil doentes terão de ser tratados em Oftalmologia. Esta é, pelo menos, a estimativa de Fernando Araújo, presidente da ARS-Norte. Apesar do custo da operação, estimado entre seis e sete milhões de euros por ano, estima que o benefício será muito superior ao investimento feito. Ao fazer-se o rastreio são diagnosticadas outras doenças como as cataratas e o glaucoma. Este últi
Imagem
Semana Vegetariana 2010 De 1 a 7 de Outubro de 2010 acontece a 3ª Semana Vegetariana. Esta iniciativa pretende divulgar o vegetarianismo enquanto estilo de vida saudável, ético e ecológico. Todos os dias são excelentes para promovermos o vegetarianismo, mas os dias 1 a 7 de Outubro são uma boa oportunidade para redobrar os nossos esforços e campanhas no sentido de um mundo melhor: · 1 de Outubro, Dia Mundial do Vegetarianismo. · 4 de Outubro, Dia Mundial do Animal.
Imagem
Notícias de saúde em destaque Risco de diabetes baixa com maior consumo de magnésio Estudo publicado na revista “Diabetes Care” Aumentar a ingestão de magnésio, através da alimentação ou de suplementos vitamínicos, pode ajudar a prevenir a diabetes, aponta um estudo publicado na revista “Diabetes Care”. Num estudo da University of North Carolina em Chapel Hill, EUA, os investigadores, liderados por Ka He, verificaram que o consumo de magnésio reduziu para metade o risco de desenvolvimento de diabetes durante um período de 20 anos.
Imagem
DN Cirurgias Portugal já é líder mundial nos transplantes de rim por DIANA MENDES País aumenta quase 14% o número de operações num ano, ultrapassando a Espanha. Mortalidade em lista de espera por um órgão caiu para metade no ano passado Portugal é o campeão mundial nos transplantes de rim e de fígado em apenas dois anos. Depois de ter conseguido liderar na transplantação hepática em 2008, o País conseguiu ultrapassar Espanha nos transplantes renais com dador cadáver no ano passado. Os dados integram a Newsletter Transplant, publicação da Organización Nacional de Transplantes e do Conselho da Europa. Maria João Aguiar, coordenadora nacional das unidades de colheita da Autoridade para os Serviços de Sangue e da Transplantação aplaude os resultados: "Conseguimos manter-nos na liderança do transplante do fígado e ultrapassámos a Espanha no transplante renal com dador cadáver, que é a forma ideal". A diferença entre os dois países era mínima em 2008. Espanha fazia 4