BRASIL



RMB apresenta saldo positivo de empregos

Belém teve um saldo positivo de empregos formais no mês de junho e também no primeiro semestre deste ano. Os dados são do balanço feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos (Dieese/PA) sobre a situação dos postos de trabalho por setores de atividades na Região Metropolitana de Belém, baseado em dados oficiais do Ministério do Trabalho, pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Em junho deste ano, Belém apresentou um saldo positivo de 1.302 postos de trabalho. Os setores que apresentaram melhor desempenho foram o de Serviço, com 994 postos de trabalho e o de Serviços de Indústria e Utilidade Pública, com 178. Muitos setores também mostraram queda, como o de Comércio com saldo negativo de 52 postos de trabalhos e o da Indústria de Transformação com a perda de 30 postos de trabalhos.

Já durante o primeiro semestre, a Região Metropolitana de Belém obteve crescimento de 1,91% na geração de empregos formais na comparação ao mesmo período do ano passado. Foram criados 5.457 postos de trabalho, os setores de destaque de janeiro a junho deste ano foram o de Agropecuária, com saldo positivo de 532 postos de trabalhos, o de Indústria de Transformação com 477 e de Comércio com saldo positivo de 297 postos de trabalhos. Os setores econômicos que apresentaram saldo negativo de empregos formais, a maior queda foi no setor da Construção Civil com recuo de 129 postos. Veja no infográfico o balanço da geração de postos de trabalho em sete setores econômicos na Região Metropolitana de Belém.

Comentários

Mensagens populares deste blogue