Correio da Manhã
Polémica: Muçulmanos organizam protestos

“A liberdade em França é sagrada”

O governo francês responde à revolta muçulmana contra um filme anti- -islâmico e contra as novas caricaturas de Maomé frisando que, em França, "a liberdade de expressão é sagrada". Mas nas redes sociais, corre já uma mobilização para manifes- tações maciças em Paris e noutras cidades do país.
Por:F. J. Gonçalves com agências

 O ministro dos Assuntos Europeus, Bernard Cazeneuve, sublinhou que "deve ser respeitado o princípio do laicismo", mas lembrou: "Quando se é livre, é preciso medir o alcance das palavras." Os próximos dias poderão ser, no entanto, de contestação, com manifestações convo-cadas sob o lema: "Não toquem no meu profeta."
Recorde-se que o executivo francês proibiu manifestações contra o filme ‘A Inocência dos Muçulmanos’, que motivou novos protestos no Irão, Afeganistão, Líbia, Nigéria e Paquistão.
Uma actriz que participou na película, Cindy Lee Garcia, recebeu ameaças de morte e queria o filme retirado do Youtube, mas um tribunal da Califórnia rejeitou a petição. Ontem a revista satírica alemã ‘Titanic’ anunciou que também vai publicar caricaturas de Maomé.

Comentários

Mensagens populares deste blogue