Naturlink

World Days of Action: Evento global reúne jovens de todo o mundo na construção de um mundo mais sustentável

Filipa Alves (25-10-2012)

No próximo dia 7 de novembro celebra-se aquele que é o primeiro de muitos Dias Mundiais de Ação, em que as crianças de estabelecimentos de ensino que fazem parte do Programa Eco-Escolas, entre Os quais há mais de 80 escolas portuguesas, se juntam numa jornada global de contribuição ativa para a construção de mundo melhor.
O Programa Eco-Escolas é uma iniciativa mundial coordenada pela Fundação para a Educação Ambiental (Foundation for Environmental Education - FEE) que tem como objetivo dar aos estudantes as ferramentas que necessitam para se tornarem agentes de mudança que direcionem o mundo para um futuro mais sustentável através do seu envolvimento em atividades com origem no meio escolar que sejam divertidas e constituam oportunidades de aprendizagem.
Segundo Jan Eriksen, Presidente da FEE “Inspirar os jovens numa idade em que a educação ambiental pode ter um impacto substancial no seu comportamento mais tarde na vida é essencial para manter o nosso planeta. Ao educar e apoiar as nossas crianças através daquele que é, esperamos, o primeiro de múltiplos Dias Mundiais de Ação, o Eco-Escolas faz a diferença agora e no futuro”.
Em Portugal, a Comissão do Programa da Eco-Escolas é composta pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que é a representante a nível nacional da FEE, e entidades oficiais diversas que incluem as direções regionais de educação, a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e a Autoridade Florestal Nacional, entre outras.
No seu sitio Web a ABAE anuncia o evento "World Days of Action" como o Dia Internacional das Eco-Escolas, convidando todos os estabelecimentos de ensino que fazem parte do Programa Eco-Escolas a participar. Para tal, cada estabelecimento educativo deve planear uma ação de cariz socio-ambiental que envolva a comunidade em que se insere - uma atividade de limpeza num espaço público ou uma monitorização da biodiversidade num meio florestal, por exemplo – e a que esteja associada uma ação de promoção da sua visibilidade, “para criar um maior efeito de comunicação”.
As escolas que participarem no Evento e publiquem as atividades planeadas, bem como a sua realização na secção do “World Days of Action” do site oficial do Programa Eco-Escolas a nível internacional, habilitam-se a ganhar um dos 10 cheques de desconto de 200 euros que a Stapples, patrocinadora do evento, tem para oferecer.
Saiba mais sobre o evento “World Days of Action” e conheça algumas das ações planeadas aqui
Saiba mais sobre o Programa Eco-Escolas a nível nacional aqui 
Inscreva-se no Programa Eco-escolas preenchendo a Ficha de Inscrição disponível aqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue