CORREIO da MANHÃ

Ana Paula Laborinho

"Português é uma língua cada vez mais global"

Mais de 160.000 pessoas de países não lusófonos estão a aprender português, contribuindo para a sua "crescente afirmação como uma língua global", disse este domingo à agência Lusa a presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho.
"O crescimento do interesse pelo português fora da Europa está em alta, nomeadamente na África Austral, na América do Sul e na China", precisou Ana Paula Laborinho.
"Infelizmente, a Europa é a região que não compreende que o português é uma língua global, em grande afirmação, o que para a Europa é também uma mais-valia. Muitas vezes, quando são elencadas as grandes línguas europeias, constatamos que o português não está incluído", acrescentou.
Ana Paula Laborinho falava na Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim (Beiwai), onde participou numa conferência sobre multilinguismo organizada com o patrocínio da União Europeia.
A Beiwai foi a primeira universidade da República Popular da China a criar uma licenciatura em português, em 1961, e até ao final da década 1990, em todo o continente chinês, só havia outro curso idêntico, em Xangai.
Hoje, há mais de quinze, em cerca de uma dezena de cidades, e que no conjunto têm mais de mil alunos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue