i

 CAIS recebe hoje prémio europeu no valor de 10 mil euros

Por Agência Lusa
Pobres








A Associação CAIS, de apoio às pessoas sem-abrigo, vai receber hoje o prémio ‘Civil Society Prize’ pelo Comité Económico e Social Europeu, que distinguiu os projetos de “empregabilidade social” para pessoas desempregadas e em situação de pobreza extrema.
A cerimónia tem lugar pelas 15:00 (hora de Lisboa), no Parlamento Europeu, durante o Plenário do Comité Económico e Social Europeu, onde a CAIS vai receber o prémio no valor de 10 mil euros.
Em declarações à agência Lusa quando a associação soube que tinha sido premiada, em finais de novembro, o presidente da CAIS disse que o prémio é “o reconhecimento de um trabalho de 18 anos” e um “encorajamento muito grande”.
“No nosso trabalho procuramos ir além da esmola”, disse Henrique Pinto, explicando que a preocupação da associação é procurar arranjar uma casa a quem não a tem e, principalmente, um trabalho.
A CAIS tem uma “capacidade oficial” de acompanhar 50 pessoas, mas esse número tem vindo a ser largamente ultrapassado, seguindo atualmente mais de 300 utentes nos centros de Lisboa e do Porto, a grande maioria homens e em idade ativa.
A associação candidatou ao prémio os vários projetos que desenvolve, como a venda da revista cais, a lavagem a seco dos automóveis, a reciclagem de resíduos industriais, os engraxadores e o serviço de tarefeiro social para os colaboradores das empresas.
Todos estes projetos são realizados por utentes da Cais, que conseguem assim um trabalho e uma forma de sustentar-se economicamente.
A primeira grande ação de intervenção da associação no combate à pobreza é a revista Cais, cuja venda rendeu, em 18 anos, sete milhões de euros.
Desta verba, cinco milhões de euros foram doados a pessoas em situação de pobreza extrema e o restante distribuído por organizações que são parceiras da Cais no terreno, como AMI, a Cáritas e vários centros comunitários.

Comentários

Mensagens populares deste blogue