Sapo Notícias

COLESTEROL
É uma gordura que existe no sangue e, quando o seu valor é muito elevado, vai-se depositando pouco a pouco nas paredes das artérias. Em alguns casos, pode mesmo chegar a obstruí-las, impedindo a passagem do sangue e do oxigénio, provocando enfartes, tromboses, entre outras doenças cardiovasculares.
As causas do colesterol aumentado podem ser genéticas (presume-se que 20 mil pessoas padeçam de hipercolesterolomia familiar em Portugal) mas na maior parte dos casos são ambientais, ou seja, derivam de um estilo de vida e uma alimentação incorrecta.
Há tratamento?

Sim existem vários medicamentos seguros e eficazes, como as estatinas, os fibratos e os fitoesteróis (estes últimos integram alguns alimentos funcionais, como as margarinas e bebidas lácteas), mas é essencial ter uma alimentação saudável, com baixo teor de gorduras, especialmente de origem animal.

DIABETES

É uma doença crónica que resulta do aumento dos níveis de glicose no sangue, devido ao pâncreas não segregar insulina suficiente ou por esta não funcionar bem.
Há dois tipos de diabetes: Tipo 1, no qual a pessoa não produz insulina e tem de administrá-la, e do tipo 2, também conhecida por diabetes do adulto e que não requer administração de insulina.
A diabetes lesiona os vasos sanguíneos e dá origem a complicações cardiovasculares, renais, oftalmológicas e cerebrais.
O que pode fazer?

Meça os níveis de açúcar no sangue, pelo menos, uma vez por ano. Se o médico suspeitar que tem diabetes, terá de medir os níveis de glicose várias vezes ao dia. Dieta e exercício ajudam a manter os níveis dentro dos parâmetros normais.
Há tratamento?

Sim, os hipoglucemiantes orais (um tipo de medicamentos que reduz o nível de glicose de maneira eficaz) e a insulina, mas, uma vez mais, não podemos esquecer uma dieta adequada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue