Mensagens

A mostrar mensagens de novembro 1, 2012
Saúde e Medicina @Lusa Investigadores de Coimbra desenvolvem vacina oral para a hepatite B Novo medicamento também beneficia pessoas já infetadas por doença Investigadores da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveram uma vacina oral para a hepatite B, “mais eficaz e potencialmente mais estável” que a vacina injetável, anunciou hoje a instituição. A vacina oral para a hepatite B, descoberta por uma equipa de cinco investigadores do Centro de Neurociências (CNC) e da Faculdade de Farmácia da UC (FFUC), “já foi testada ‘in vivo’ (em ratinhos) com sucesso”, adianta uma nota da reitoria da Universidade. A nova vacina, “ao contrário daquela que já está no mercado – que não produz anticorpos específicos ao nível da mucosa” –, induz o desenvolvimento de “uma elevada concentração de anticorpos, que travam a entrada do vírus” no organismo, afirma à agência Lusa Olga Borges, docente da FFUC e coordenadora da investigação. “Est
Tribunal grego declara austeridade inconstitucional Os novos cortes orçamentais para 2013 propostos pelo Governo de coligação grego foram considerados quinta-feira inconstitucionais pelo Tribunal de Contas, noticiou a agência de notícias semioficial ANA. Segundo a ANA, os 30 magistrados do tribunal que estiveram reunidos consideraram unanimemente que a redução das pensões, a quinta que ocorre nos últimos tempos, e a supressão do 13º e 14º mês nos salários de alguns trabalhadores do setor privado e para todos os funcionários públicos são contrários à Constituição. Sob a pressão dos credores - União Europeia e Fundo Monetário Internacional - o governo grego deve reduzir proporcionalmente entre 5 a 15% as pensões de reforma que ultrapassam os 1.000 euros por mês e aumentar em dois anos a idade de reforma, de 65 anos para 67 anos, a partir de janeiro de 2013. O objetivo é, segundo a troika, reduzir a despesa e o défice públicos e garantir o apoio financeiro ao Estado.
Imagem
Grécia/Jornalista Tribunal de Atenas absolveu Costas Vaxevanis O Tribunal de Atenas absolveu hoje o jornalista grego Costas Vaxevanis que tinha sido acusado de violar informações pessoais ao publicar a lista de 2.000 pessoas com contas bancárias na Suiça. A absolvição de Vaxevanism, 46 anos, jornalista de televisão e que publica investigações jornalísticas na revista "Hot Doc" foi conhecida após uma sessão que se prolongou durante as últimas 12 horas e depois do Ministério Público ter pedido uma condenação de três anos de prisão. A revista "Hot Doc", de Vaxevanos, publicou os nomes dos 2.000 cidadãos gregos, e que alegadamente fazem parte da lista das contas da HSBC que foi conseguida por um empregado do banco e que chegou à Grécia pela mão da então ministra das Finanças francesa, Christine Lagarde, atualmente diretora do Fundo Monetário Internacional.