SOL
Investigadores desenvolvem tecido renal a partir de células estaminais

Investigadores japoneses anunciaram terem conseguido desenvolver tecido renal a partir e células estaminais pluripotentes induzidas (IPS na sigla em inglês) pela primeira vez a nível mundial, segundo um relatório divulgado hoje.
Esta constitui uma primeira etapa potencial para ajudar milhões de pessoas que dependem de diálise.
Os rins têm uma estrutura complexa difícil de recuperar quando danificada.
O trabalho da equipa dirigida por Kenji Osafune, professor associado no Centro para Investigação das Células IPS da Universidade de Quioto, permitiu gerar tecidos da mesoderme intermediária, da qual os rins são largamente compostos, com uma taxa de sucesso superior a 90 por cento após 11 dias de cultura.
Osafune e a sua equipa criaram parte de um túbulo urinário, um pequeno tubo no rim que desempenha um papel na produção de urina.
"É uma etapa muito importante", declarou o professor Osafune à agência France Presse num contacto telefónico, sublinhando, no entanto, existirem ainda numerosos obstáculos a ultrapassar antes de se conseguir um tratamento médico.
"Não sabemos ainda se um enxerto de células regeneradas permitirá realmente curar a doença renal", precisou.
As células estaminais pluripotentes induzidas são criadas a partir de células adultas conduzidas a um estado quase embrionário através de expressão de quatro genes (normalmente inativos nas células adultas) para que consigam uma nova imaturidade e capacidade de se diferenciarem em todos os tipos de células.
A equipa de Osafune descobriu que as células suprarrenais e as células glandulares de reprodução podem ser cultivadas utilizando o mesmo método.
Os resultados foram publicados no 'site' da revista científica Nature Comunications.
Lusa/SOL

Comentários

Mensagens populares deste blogue