Indego, o exosqueleto para voltar a andar


Estão a dar-se passos de gigante no campo das tecnologias que ajudam pessoas paralisadas a readquirir alguma qualidade de vida. O Indego Exoskeleton é uma delas.

O Indego é um exosqueleto desenhado no Center for Intelligent Mechatronics, na Universidade de Vanderbilt, nos EUA, feito para pacientes com ferimentos na espinal medula ou outros problemas motores. Os seus inventores dizem que é uma espécie de Segway com pernas, devido à forma como opera.
Recorrendo a giroscópios e acelerómetros, o Indego é capaz de antecipar os movimentos do paciente através da deteção de alterações subtis no tronco – um pouco à semelhança do que acontece nas Segways, que se movimentam na direção em que nos inclinamos. Antecipado o movimento, o exosqueleto move a perna do paciente em conformidade.
Além do uso com paraplégicos, o Indego pode também ser usado para recuperação. Nestes casos, e segundo o Fast Company, são usados elétrodos e estimulação elétrica nos pacientes para ajudar os músculos na sua recuperação.
A próxima geração destes exosqueletos estará disponível na primavera de 2014, mas apenas para clínicas que os podem comprar em conjuntos de três unidades (150 mil dólares) ou individualmente. Em 2015 espera-se que a tecnologia possa ser adquirida diretamente por particulares. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue