SOL
Inventor de Tondela constrói bicicleta híbrida que atinge 80 quilómetros/hora
8 de Dezembro, 2013
Uma
bicicleta híbrida que atinge 80 quilómetros por hora e tem autonomia
para 100 quilómetros foi construída de raiz por Luís Pacheco, de
Tondela, que quer despertar a curiosidade das pessoas para a mobilidade
eléctrica.
Em pequeno, inspirado pelo pai, que era "um grande
inventor", Luís Pacheco gostava de construir os seus brinquedos. O
primeiro de que tem memória foi um comboio, teria "seis ou sete anos".
Actualmente, com 39 anos, considera-se "um inventor e autodidacta", porque não tem formação específica em qualquer área.
"Não
ter um curso superior foi uma opção minha, consciente, porque achei que
conseguiria outro rendimento na vida partindo directamente para a
acção", justificou à agência Lusa.
Luís Pacheco trabalha numa
empresa que fabrica equipamentos industriais, onde é responsável de
projecto, sobretudo no que respeita ao desenvolvimento de conceitos
mecânicos.
Foi lá que teve a ideia de construir a bicicleta
híbrida (eléctrica e a pedal), que tem o nome de LUPA, numa altura em
que "as pessoas não tinham ainda muita apetência para este tipo de
veículo, nem pensavam a mobilidade eléctrica como uma coisa efectiva nas
suas vidas", contou.
A LUPA, que tem um visual arrojado e
funciona com duas baterias de lítio, demorou dois anos e quatro meses de
horas livres e de fins-de-semana a ser construída. Ficou pronta em
Janeiro de 2011, mas só agora Luís Pacheco decidiu divulgá-la.
"O
impacto não teria sido o mesmo. Agora as pessoas estão a interessar-se,
mostram-se curiosas acerca da bicicleta, porque já estão muito mais
predispostas a inteirar-se sobre o que se está a passar na área da
mobilidade eléctrica", considerou.
Há dois meses, Luís Pacheco
colocou-a num "site" de vendas directas, pela oferta mínima de 9.750
euros, "só para localizar as pessoas em termos de custo de produto".
"Com
uma produção continuada, a bicicleta tornar-se-ia muito mais acessível.
Quanto maior for o número de unidades a produzir, teoricamente mais
barato se torna o preço", explicou.
Mas, para Luís Pacheco, a LUPA
serve sobretudo para mostrar que se podem desenvolver muitos produtos
nesta área, até porque haverá fundos comunitários disponíveis para este
tipo de projectos.
"O que interessa é despertar consciências para a
diferença. Pode não ser a minha bicicleta, pode ser outro produto
qualquer, mas se eu conseguir orientar as pessoas para uma linha de
pensamento diferente, já cumpri a minha missão", sublinhou.
A LUPA
pode atingir 80 quilómetros por hora, mas Luís Pacheco alertou que a
legislação só permite 25 quilómetros por hora, tendo uma consola digital
que permite programar a velocidade máxima. Com uma única carga,
percorre mais de cem quilómetros por hora, demorando as duas baterias
sete a oito horas a carregar.
"O público ideal para esta bicicleta, com este 'design', é jovem, que queira diferença e deslocar-se com estilo", referiu.
Segundo
Luís Pacheco, a LUPA foi "pensada de raiz para ser um meio de
transporte efectivo" que, por exemplo, permita às pessoas chegarem ao
trabalho sem terem de enfrentar engarrafamentos e sem estarem todas
transpiradas por irem a pedalar.
Depois da LUPA, a cabeça de Luís
Pacheco continua a fervilhar, com ideias como um triciclo protegido que
possa ser usado em todas as estações do ano e tenha um espaço para levar
as compras ou o computador, e um veículo destinado a pessoas com
dificuldades motoras.
"As ideias são só limitadas ao orçamento e ao tempo disponível", gracejou o inventor.
Lusa/SOL
Comentários