EXPRESSO

Edward Snowden indicado para Nobel da Paz

Dois deputados noruegueses defendem que o antigo analista da NSA norte-americana contribuiu para que o mundo se tornasse um lugar mais seguro.
André de Atayde
Edward Snowden foi acusado de espionagem pela justiça norte-americanaGetty Images Edward Snowden foi acusado de espionagem pela justiça norte-americana
O antigo analista da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA, Edward Snowden, foi indicado hoje por dois deputados noruegueses para o Prémio Nobel da Paz.
Na base da argumentação de Bard Vegar Solhjell, ex-ministro da Educação e do Meio Ambiente, e Snorre Valen está o facto de Snowden ter revelado documentos secretos, contrubuindo dessa forma para que o mundo se tornasse um lugar melhor, mais seguro.
Segundo eles, Edward Snowden contribuiu para que o debate público sobre o direito à privacidade e a espionagem acontecesse. "Um mundo pacífico depende da confiança entre Nações e entre pessoas. Nada disso será possível sem um nível básico de confiança. Edward Snowden revelou a natureza e a capacidade tecnológica da vigilância moderna", escreveram em comunicado.
As nomeações para o Nobel da Paz deste ano fecham no sábado e o vencedor é anunciado em outubro.
Recorde-se que Edward Snowden vive atualmente na Rússia, país que lhe deu asilo depois de ter fugido dos EUA, onde foi acusado de espionagem pela justiça norte-americana.

Comentários

Mensagens populares deste blogue