Comunidade espanhola finta empresas de energia e cria cooperativa de renováveis

Comunidade espanhola finta empresas de energia e cria cooperativa de renováveis

As comunidades dependem das entidades governamentais ou das grandes companhias do sector energético para mudarem dos combustíveis fósseis para fontes energéticas mais limpas. Contudo, uma comunidade na Espanha não quis estar dependente de entidades terceiras e criou uma cooperativa para construir um parque fotovoltaico de 20 quilowatts na cidade.
A iniciativa chama-se Huerta Solar Amigos de la Tierra e está a ser desenvolvida em Sisante, que pertence a Cuenca, na província de Castilla-La Mancha. Através do projecto, as pessoas vão poder comprar energia limpa às cooperativas, que por sua vez compram energia renovável a um preço acessível a serviços públicos energéticos tradicionais, dando aos cidadãos a capacidade para fazer a diferença.
A ideia de criar a cooperativa pertence aos Friends of Earth Spain e à organização sem fins lucrativos Ecooo, que ajudou os cidadãos de Sisante a avaliar as necessidade energéticas, refere o Inhabitat. Para trocarem os combustíveis fósseis por alternativas limpas, todos os habitantes da cidade podem comprar acções da cooperativa, a cerca de €100 cada, o que os torna co-proprietários e lhes rende dividendos, provenientes dos lucros do projecto. A Ecooo também ajudou na instalação e manutenção dos painéis solares nas habitações.
Actualmente, cerca de 30% a 40% da energia produzida é renovável e estas cooperativas compram energia a entidades que garantam que a energia provém inteiramente de fontes limpas.
Foto: thetimchannel / Creative Commons

Comentários

Mensagens populares deste blogue