GREEN SAVERS 

Nova Iorque: cabeleireiro oferece cortes de cabelo aos sem-abrigo todos os domingos

Mark Bustos, um cabeleireiro de Nova Iorque, passa os seus domingos – o único dia em que não trabalha – a cortar os cabelos dos sem-abrigo de forma gratuita, já que de outra maneira estas pessoas não o conseguiriam cortar.
A ideia surgiu a Mark quando em 2012 foi visitar a família nas Filipinas. Tocado pela pobreza local, o cabeleireiro decidiu alugar uma barbearia para poder cortar o cabelo de crianças locais necessitadas, escreve o Bored Panda.
A experiência foi tão gratificante que, quando regressou a Nova Iorque, decidiu que aos domingos iria trocar o salão de luxo, onde trabalha, pelas ruas, ajudando os mais necessitados da maneira que melhor sabe fazer: melhorando-lhes o visual.
Na rua, a abordagem é sempre a mesma. Bustos aproxima-se de uma pessoa a quem diz “Hoje quero fazer alguma coisa simpática por si”. Se o interesse foi mútuo, o cabeleireiro oferece os seus serviços. Bustos chega a cortar o cabelo a seis sem-abrigo a cada domingo. As imagens dos resultados são publicadas posteriormente na sua conta de Instagram.
Este “hair stylist” trabalha na área desde a adolescência – aos 14 anos fazia as primeiras experiências em cabelos de desconhecidos na garagem dos seus pais. Cortar o cabelo a sem-abrigo é sua forma de contribuir numa cidade que tem mais de 60 mil pessoas sem casa.
Mark Bustos conta que o seu “cliente” mais memorável foi um sem-abrigo chamado Jemar Banks. “Ele não tinha muito para falar enquanto eu lhe cortava o cabelo, até eu lhe mostrar o resultado do que tinha acabado de fazer. A primeira coisa que me disse foi ‘Conhece alguém que esteja a contratar?’”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue