Diário Digital

Suécia é o primeiro país da UE a reconhecer o Estado da Palestina

Suécia  é o primeiro país da UE a reconhecer o Estado da Palestina

O governo sueco reconheceu hoje por decreto o Estado da Palestina, o primeiro país ocidental da União Europeia (UE) a tomar esta decisão.

«Hoje, o governo toma a decisão de reconhecer o Estado da Palestina. É um passo importante que confirma o direito dos palestinianos à autodeterminação», afirma a ministra dos Negócios Estrangeiros da Suécia, Margot Wallstr¶m, num artigo publicado no jornal Dagens Nyheter.
«O governo considera que estão reunidos os critérios do direito internacional para um reconhecimento do Estado da Palestina: um território, mesmo sem fronteiras fixas, uma população e um governo», destaca no texto.
«Esperamos que isto mostre o caminho a outros», acrescenta a ministra.
Pelo menos 112 países reconhecem o Estado da Palestina.
A Autoridade Palestiniana afirma que são 134, incluindo sete membros da União Europeia que terão feito o reconhecimento antes de entrar para o bloco: República Checa, Hungria, Polónia, Bulgária, Roménia, Malta e Chipre.
No início de Outubro, o primeiro-ministro Stefan L¶fven anunciou que a Suécia reconheceria o Estado da Palestina, o que provocou muitas críticas de Israel e dos Estados Unidos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue