Ciência & Saúde  , ,

Identificado antibiótico eficaz contra bactérias resistentes

IRRI Images / Flickr
-
 Investigadores identificaram um novo antibiótico, que, numa experiência com ratos, se revelou eficaz no combate a estirpes bacterianas resistentes, divulgou a revista Nature.

O antibiótico, chamado de teixobactin, é uma molécula natural que uma equipa de cientistas da Universidade Northeastern, em Boston, nos Estados Unidos, descobriu, passando em revista dez mil compostos extraídos de bactérias provenientes do solo e cultivadas sobre microrganismos, através de uma “câmara de difusão” introduzida na terra durante uma a duas semanas.

Testado em ratos, o teixobactin revelou-se eficaz sobre estirpes resistentes de bactérias como a “Clostridium difficile”, responsável por diarreias, a “Staphylococcus aureus”, na origem de intoxicações alimentares, e a “Mycobacterium tuberculosis”, que causa a tuberculose, de acordo com o artigo publicado na Nature.

Estirpes destas bactérias desenvolveram resistências aos antibióticos clássicos.
Segundo a investigação, liderada pelo bioquímico Kim Lewis, o teixobactin mata a bactéria, provocando a rutura na parede celular, um método semelhante ao de um outro antibiótico, a vancomicina, usada, desde a década de 1950, no tratamento de infeções bacterianas, mas como último recurso, e que ganhou resistências ao fim de 30 anos.

A equipa de investigadores salienta, como vantagens do novo antibiótico, a ausência de efeitos secundários, esperando iniciar ensaios clínicos com humanos dentro de dois anos, depois de aperfeiçoadas as propriedades farmacêuticas do teixobactin.
/Lusa

Comentários

Mensagens populares deste blogue