sábado, 13 de maio de 2017

Neurocientista cria exoesqueleto que ajuda paraplégicos a andar


Após anos de investigação, a neurocientista Michele Souza criou um exoesqueleto que pode fazer com que o sonho de tantas pessoas paraplégicas se torne realidade: andar novamente.
Para chegar ao modelo atual da estrutura foram necessários diversos testes. Felizmente, ao trabalhar com uma equipa interdisciplinar, o protótipo já está praticamente pronto para a comercialização.
Para mostrar o exoesqueleto em funcionamento, a cientista convidou um jovem que perdeu o movimento nas pernas num acidente de moto para experimentar a tecnologia. Alisson Maximiano não só conseguiu ficar em pé como também arriscou dar alguns passos com a ajuda de muletas.
videoA estrutura é formada por ferros que encaixam no corpo do paciente, está equipada com bateria e motores, e pode ser controlado pela voz.
Ainda não há data para que o protótipo chegue ao mercado, mas a expectativa é de que a procura faça com que o preço se torne cada vez mais acessível.
“À medida que vamos vai fabricando esta tecnologia, a ideia é que consigamos uma procura tão alta que possamos vender o exoesqueleto ao mesmo preço de uma cadeira de rodas“, explicou a cientista.
ZAP // Canaltech
Enviar um comentário