Green Savers

Pavegen: o chão que torna passos em energia eléctrica

E se fosse possível transformar os passos que dá nas longas caminhadas pelo bairro em energia eléctrica? Foi com isto em mente que Laurence Kemball- Cook, fundador da Pavegen, criou um piso para transformar a força que produzimos enquanto caminhamos em energia eléctrica.
A ideia foi testada em 2012, quando a estação de metro WesT Tube, em Londres, recebeu uma instalação da Pavegen para as Olimpíadas. A energia gerada durante a exposição serviu para iluminar 12 painéis de LED instalados pela capital inglesa.
Entretanto a empresa lançou uma versão melhorada do dispositivo, com Laurence a acreditar que pode ser até 200 vezes mais eficiente que o primeiro modelo. Com um custo de produção mais reduzido e melhores resultados práticos, tudo indica que Pavegen pode estar no bom caminho para a produção em grande escala.
Para o fundador da empresa, o Pavegen pode ter um papel importante na mudança para um mundo mais sustentável. No futuro e, através de uma simples ligação entre o chão que pisamos e o nosso telemóvel, poderíamos saber logo ali a energia que estamos a produzir naquele exacto momento. A nossa força para a mudança estaria literalmente aos nossos pés.
O vídeo de Laurence Kemball no evento TedxRio+20 explica em detalhe todo o processo do Pavegen e, acima de tudo, é a história de um homem que quis fazer mais pelo planeta.
Foto: Pavegen

Comentários

Mensagens populares deste blogue