Fármaco promete matar vírus da gripe em 24 horas


Uma empresa farmacêutica garante ter criado um fármaco que pode acabar com o vírus da gripe em 24 horas e pode, também, reduzir o poder de contágio da doença.
O fármaco já foi testado com sucesso em 1.436 pacientes e encontra-se, neste momento, nas fases finais de testes. A Shionogi, empresa farmacêutica japonesa responsável pelo fármaco, garante ainda que uma dose é o necessário para acabar com a gripe em apenas um dia. Segundo o The Wall Street Journal, a Shionogi está a estudar e a desenvolver este fármaco há já dez anos. Isao Teshirogi, presidente executivo, afirma que o fármaco em questão “bloqueia o vírus da gripe com uma única dose“.
O fármaco Baloxavir Marboxil inibe uma enzima de restrição, essencial para que os vírus sintetizem proteínas a partir do próprio material genético. Com este bloqueio, o fármaco evita que o vírus se espalhe e, além disso, limita a sua capacidade de induzir os sintomas de gripe nas nossas células. Durante um ensaio clínico, realizado no ano passado, o composto demorou pouco mais de 24 horas a erradicar o vírus da gripe em adultos sem qualquer outro tipo de doenças. Em contraste, os pacientes que tomaram um dos fármacos mais comuns (Tamiflu, por exemplo), demoraram 72 horas a erradicá-lo.
A empresa farmacêutica afirma ainda que o Baloxavir Marboxil proporciona um alívio mais rápido dos sintomas da gripe e que pode tornar o vírus menos contagioso. Além disso, os testes mostraram que este comprimido pode causar menos efeitos secundários do que outros existentes no mercado para o mesmo efeito. Apesar disso, há um senão: o estudo exclui pacientes com alto risco de desenvolver complicações decorrentes da gripe, pelo que não se sabe o efeito do fármaco em casos mais severos. A empresa espera agora que o medicamento seja aprovado formalmente pela entidade reguladora do uso de medicamentos do Japão já no próximo mês, o que significa que o fármaco pode estar à venda em maio. A disponibilidade do fármaco noutros países depende das suas entidades reguladoras.
ZAP //

Comentários

Mensagens populares deste blogue