segunda-feira, 13 de agosto de 2012

EXAME INFORMÁTICA
Ciência
Impressoras 3D vão permitir a construção de casas baratas
Há quem acredite que é possível construir uma casa em 20 horas, recorrendo a impressoras 3D gigantes.

Márcio Florindo


Segundo a DVice, um professor da Universidade da Califórnia do Sul desenvolveu um sistema que permite imprimir um edifício inteiro em cerca de 20 horas, recorrendo a uma impressora 3D gigante.

A Countour Crafting recorre a uma impressora 3D de grandes dimensões pendurada sobre o espaço que a casa vai ocupar. Depois, a máquina vai construindo as paredes usando camadas sucessivas de cimento. A impressora é capaz de ir adicionando outros elementos à medida que avança, como canalização e fios elétricos.

O Professor Behrokh Khoshnevis diz que esta técnica permitirá construir casas mais baratas e em menos tempo. O Professor considera que a técnica é especialmente valiosa para eliminar bairros de lata nos países em desenvolvimento ou para áreas devastadas por desastres naturais, mas diz que o processo pode ser adaptado para casas mais luxuosas ou edifícios maiores.

Dado que o design é determinado por um programa de computador, é também muito fácil adicionar pormenores arquitetónicos únicos, para não acabarmos com uma casa igual à do vizinho.
Enviar um comentário