Mensagens

A mostrar mensagens de outubro 28, 2012
Tribunal grego declara austeridade inconstitucional Os novos cortes orçamentais para 2013 propostos pelo Governo de coligação grego foram considerados quinta-feira inconstitucionais pelo Tribunal de Contas, noticiou a agência de notícias semioficial ANA. Segundo a ANA, os 30 magistrados do tribunal que estiveram reunidos consideraram unanimemente que a redução das pensões, a quinta que ocorre nos últimos tempos, e a supressão do 13º e 14º mês nos salários de alguns trabalhadores do setor privado e para todos os funcionários públicos são contrários à Constituição. Sob a pressão dos credores - União Europeia e Fundo Monetário Internacional - o governo grego deve reduzir proporcionalmente entre 5 a 15% as pensões de reforma que ultrapassam os 1.000 euros por mês e aumentar em dois anos a idade de reforma, de 65 anos para 67 anos, a partir de janeiro de 2013. O objetivo é, segundo a troika, reduzir a despesa e o défice públicos e garantir o apoio financeiro ao Estado.
Imagem
Grécia/Jornalista Tribunal de Atenas absolveu Costas Vaxevanis O Tribunal de Atenas absolveu hoje o jornalista grego Costas Vaxevanis que tinha sido acusado de violar informações pessoais ao publicar a lista de 2.000 pessoas com contas bancárias na Suiça. A absolvição de Vaxevanism, 46 anos, jornalista de televisão e que publica investigações jornalísticas na revista "Hot Doc" foi conhecida após uma sessão que se prolongou durante as últimas 12 horas e depois do Ministério Público ter pedido uma condenação de três anos de prisão. A revista "Hot Doc", de Vaxevanos, publicou os nomes dos 2.000 cidadãos gregos, e que alegadamente fazem parte da lista das contas da HSBC que foi conseguida por um empregado do banco e que chegou à Grécia pela mão da então ministra das Finanças francesa, Christine Lagarde, atualmente diretora do Fundo Monetário Internacional.
SAPO Notícias   Investigadora quer revolucionar rastreio do cancro E se fosse possível saber se poderá vir a ter cancro através de um simples teste ao sangue, saliva ou urina? Há um projeto português que recebeu uma bolsa de investigação de um milhão euros para que esta possibilidade seja real dentro de pouco tempo. É o que espera Goreti Sales, investigadora do Biomark Sensor Research, unidade de investigação do Instituto Superior de Engenharia do Porto. A sua ideia foi distinguida entre quatro mil projetos de todo o mundo pelo European Research Council com uma bolsa de um milhão de euros para cinco anos de investigação. O resultado final do projeto 3P´s pretende ser “um dispositivo de diagnóstico muito semelhante a todos os que se veem de diabetes e da gravidez mas mais simples e operável em qualquer lugar”, explica ao SAPO Notícias Goreti Sales. Mas até lá a equipa liderada pela investigadora tem um percurso de cinco anos de trabalho para chegar a este resul