terça-feira, 14 de maio de 2013


Boas Noticias.sapo


Soja e tomate podem prevenir cancro da próstata

Soja e tomate podem prevenir cancro da próstata
O tomate e os alimentos derivados da soja podem ser uma boa combinação para ajudar a reduzir o risco de cancro da próstata. A descoberta foi feita por cientistas norte-americanos que indicam que estes dois alimentos têm mais benefícios quando consumidos em conjunto do que quando comidos em separado.

As conclusões do estudo desenvolvido na universidade de ACES, no estado de Illinois (EUA), revelam que a combinação dos dois alimentos ajuda a que o risco de contrair a doença seja entre 16% e 21% menor, quando comparada com a ingestão dos produtos em separado.

A investigação desenvolvida com a ajuda de ratos com organismos mais propícios ao desenvolvimento do cancro da próstata mostra que, no grupo daqueles que comeram só tomate, 61% desenvolveram a doença e que, no grupo daqueles que comeram apenas soja, 66% tiveram cancro.

O grupo de animais que ingeriu em conjunto os dois alimentos teve um resultado final de 45% de ratos com a doença. "Comer tomate e soja de forma combinada reduz significativamente a incidência do cancro", garante o investigador John Erdman, na página oficial da ACES.

Os animais foram alimentados durante 14 semanas, sendo que aqueles que mantiveram uma dieta combinada com tomate e soja revelaram ter uma "duração de vida mais longa".

Países asiáticos são exemplo destes benefícios

Segundo os investigadores, os benefícios destes alimentos, quer sejam consumidos em conjunto ou separado, são facilmente observados entre a população de homens de países asiáticos onde a alimentação é rica em soja e a incidência da doença é menor.

"Os resultados sugerem que o consumo de tomate três a quatro vezes por dia e a ingestão de alimentos derivados da soja uma a duas vezes diariamente podem proteger-nos contra o cancro", salienta a coautora do estudo Krystle Zuniga.

Para além do consumo destes alimentos, os investigadores aconselham a ingestão diária de uma grande variedade de frutos e vegetais e ainda a substituição de medicamentos e suplementos vitamínicos. 
Enviar um comentário