Cientistas criam pavimento capaz de purificar o ar

Cientistas criam pavimento capaz de purificar o ar
O pavimento das estradas pode contribuir, em larga escala, para redução da poluição. Um grupo de investigadores holandeses desenvolveu um pavimento purificador que pode reduzir a quantidade de óxidos de nitrogénio, os principais poluentes emitidos pelos veículos a motor.

A equipa da Eindhoven University of Technology, liderada pelo investigador e professor Jos Brouwers, começou a testar o pavimento composto por elementos de óxido de titânio (um material fotocatalizador) numa estrada da cidade Hengelo, na Holanda, , que tem capacidade para tornar os elementos poluentes menos nocivos e purificar o ar.
Durante mais de um ano, os investigadores compararam os resultados entre a rua equipada com este pavimento e uma rua paralela, com um pavimento normal, e perceberam que a rua equipada com o pavimento fotovoltaico conseguiu reduzir, em cerca de 45 por cento, o ‘smog’ da atmosfera.

Este material  já está pronto a ser comercializado e o investigador salienta, num comunicado da Universidade, que comparada com a aplicação do asfalto tradicional a utilização deste material  anti-poluição não tem custos muito superiores. Além disso, este revestimento pode também ser usado em paredes  de edifícios.
Esta descoberta, já publicada em vários jornais científicos, pode vir a ser, no futuro, uma alternativa a aplicar nas cidades, como forma de reduzir a poluição causada pelos automóveis.

Comentários

Mensagens populares deste blogue