sexta-feira, 11 de outubro de 2013

CORREIO da manhã

Japão

Crianças cegas já podem pesquisar na Internet

Máquina ligada a computador imprime em 3D o resultado das pesquisas na web.Por: Rafaela Almeida


A 'Yahoo! Japão' tornou a pesquisa na web acessível às crianças com deficiência visual. Na Escola de Educação em Necessidades Especiais para Deficientes Visuais, da Universidade de Tsukuba, Japão, a Internet já não é uma ferramenta exclusivamente visual.
Em colaboração com a agência criativa japonesa ‘Hakuhodo Kettle Tokyo', a 'Yahoo! Japão' desenvolveu uma máquina metade computador, metade impressora 3D – e constrói tudo aquilo que lhe pedirem.
‘Hands on Search' é o nome da máquina e funciona quando as crianças dizem o que gostariam de pesquisar na Internet. Por exemplo, uma girafa, um dinossauro, um avisão... Depois, a máquina ativa a impressão 3D e voilá! O resultado das pesquisas é transformado em objetos sólidos, os quais as crianças podem tocar e sentir.
A 'Yahoo! Japão' diz que não pretende comercializar o produto e que só o emprestou à escola até meados de outubro. "Depois disso, planeia doar a máquina a alguma organização que queira utilizá-la, tal como fez a Escola de Educação em Necessidades Especiais para Deficientes Visuais", refere Kazuaki Hashida, diretor criativo da ‘Hakuhodo Kettle Tokyo'. "Estamos a considerar qual será a melhor organização para fazer o donativo. Vamos decidir até ao final do mês de outubro", acrescenta.
Enviar um comentário