VISÃO

Dez bons motivos para comer chocolate

Milhares de voluntários vão tomar comprimidos de chocolate durante quatro anos para testar o efeito dos seus nutrientes na prevenção de ataques cardíacos e AVC

 
Dez bons motivos para comer chocolate
Invejoso? Saiba que os comprimidos da investigação que acaba de ser lançada pelo Instituto Norte-Americano do Coração, Pulmões e Sangue, em parceria com a empresa de chocolate Mars, contêm apenas doses muito concentradas dos nutrientes presentes no chocolate. Ou seja, não têm, açúcar, nem gordura, nem sabor.
Conheça dez benefícios do chocolate negro para a saúde, sem abdicar do seu sabor delicioso:
  1. Saúde cardíaca: o novo estudo pretende expandir investigações anteriores que demostraram os benefícios dos flavonoides de cacau, os nutrientes essenciais do chocolate negro, no colesterol, pressão arterial, circulação sanguínea e outros fatores relacionados com a saúde cardíaca.
  2. Anti-envelhecimento: os antioxidantes presentes no chocolate amargo libertam o corpo de substâncias causadoras de alterações nas células, que acabam por acelerar o seu envelhecimento. A oxidação das células pode ainda traduzir-se em doenças graves como alguns tipos de cancro, problemas cardiovasculares e infeções.
  3. Bem estar psicológico: o chocolate contém várias componentes associadas a uma melhoria do humor, incluindo feniletilamina, o mesmo químico produzido pelo cérebro quando nos sentimos apaixonados, que por sua vez contribui para a libertação de endorfinas e a aumento do nível de serotonina, que agem como antidepressivos.
  4. Beleza: utilizado em massagens, máscaras e outros cosméticos, quando aplicado na pele o chocolate é extremamente hidratante.
  5. Melhoria da função cognitiva: o chocolate contribui para uma melhor oxigenação no cérebro e ajuda a melhorar a função cognitiva e fluência verbal nos idosos. Além disso, contém cafeina e teobromina, substâncias estimulantes.
  6. Prevenção da pré-eclâmpsia durante a gravidez: Uma investigação da universidade de Yale sugere que as mulheres que comam chocolate, em pequenas quantidades, pelo menos cinco vezes por semana, estão 40% menos propensas a desenvolver o problema do que aquelas que o consomem menos de uma vez.
  7. Nutrição: o chocolate negro contém vitaminas e minerais essenciais, tais como potássio, cobre, ferro e magnésio. É também rico em fibras, potássio, fósforo e selénio.
  8. Anti-stress: vários estudos ligam o consumo de chocolate a uma redução significativa nos níveis hormonais de cortisol, associado ao stress.
  9. Emagrecimento: "Coma Chocolate, Perca Peso" é o novo livro do neurocientista Will Clower, que defende o consumo diário de chocolate negro enquanto contributo para a sensação de saciedade e ajuda na perda de peso.
  10. Desgaste físico: por conter carboidratos e proteínas, dois estudos realizados por cientistas da Universidade do Texas concluíram que o leite com chocolate é a melhor bebida recuperar depois da atividade física.
No que toca a saúde, quanto mais puro melhor, pelo que se recomenda o chocolate negro com pelo menos 70% de cacau.

Comentários

Mensagens populares deste blogue