Diário Digital

Cientistas descobrem porque azeite reduz pressão arterial

Cientistas descobrem porque azeite reduz pressão arterial

Ingerir gorduras não saturadas, como as contidas no azeite, juntamente com vegetais de folhas verdes, entre outros, gera um tipo de ácido-gordo que reduz a pressão arterial, revelaram cientistas britânicos.

O estudo com ratos de laboratório ajuda a entender trabalhos anteriores, segundo os quais a dieta mediterrânica combate a hipertensão, e foi publicado nos EUA e financiado pela British Heart Foundation.
Esta dieta inclui lipídios não saturados contidos no azeite tal como em alguns frutos secos, bem como nos espinafres, aipo, abacate e cenouras ricas em nitratos inorgânicos e nitritos, produto da oxidação do nitrogénio.
Estes ácidos-gordos parecem inibir uma enzima conhecida como epóxido hidrolase solúvel, que regula a pressão arterial, segundo um artigo publicado na revista americana Proceedings of the National Academy of Sciences.
«Os resultados do nosso estudo ajudam a explicar porque trabalhos anteriores mostraram que uma dieta mediterrânea, combinada com azeite extra-virgem ou nozes, pode diminuir a incidência de problemas cardiovasculares», disse o co-autor do estudo, Philip Eaton, professor de bioquímica cardiovascular do King's College de Londres.
Enquanto a maioria dos especialistas concorda que a dieta mediterrânica - que consiste em comer vegetais, peixe, grãos, ingerir vinho tinto, nozes e azeite - traz benefícios para a saúde, houve até agora pouco consenso sobre como e por quê.

Comentários

Mensagens populares deste blogue