quarta-feira, 21 de junho de 2017

ZAP

Vacina para reduzir colesterol está a ser testada em humanos


Elza Fiúza / Flickr
-

Uma vacina que reduz o colesterol e ajuda a prevenir ataques cardíacos está a ser experimentada em seres humanos voluntários, após estudos com resultados satisfatórios em ratos, segundo um artigo científico.
Os ensaios clínicos estão a cargo de investigadores da Universidade Médica de Viena e pretendem concluir se a vacina consegue reduzir as gorduras que bloqueiam as artérias e evitar que os doentes tenham de tomar diariamente comprimidos para minimizar o risco de ataques cardíacos.
Os investigadores avisam que podem ser necessários anos de ensaios para saber se o tratamento é seguro e efetivo, de acordo com um artigo publicado na última edição do European Heart Journal.
Os peritos salientam ainda que, mesmo que a vacina venha a estar disponível no futuro, não pode ser considerada uma desculpa para evitar modos de vida saudáveis, como exercício físico ou alimentação baixa em gordura.
A vacina em testes ajuda o sistema imunológico do organismo a atacar uma proteína – PCSK9 – que é a que permite que mau colesterol (LDL) se acumule no sangue.
De acordo com os peritos, citados pela agência EFE, o tratamento experimentado nos ratos reduziu em 50% o colesterol LDL por um período de 12 meses e demonstrou proteger contra a acumulação de depósitos de gordura nas artérias.

Enviar um comentário