Jornal de Notícias
Cristiano Pereira

Jovens criadores invadem Castelo de São Jorge

Mercado de arte e moda espera receber mais de 10 mil pessoas

O Castelo de São Jorge, em Lisboa, foi invadido por mais de uma centena de jovens criadores de áreas como a moda, o artesanato e as artes plásticas. Trata-se da 21ª edição do Mercado Mundo Mix, que termina amanhã à noite.

O Mundo Mix apresenta-se como "um evento multicultural que se expressa através de múltiplas linguagens artísticas e por onde já passaram mais de dois milhões de visitantes".

Em edições anteriores passou por Monsanto, Estoril, Porto, Coimbra e Lagos. Neste fim-de-semana, o mercado está no interior das muralhas do Castelo de São Jorge, em Lisboa.

O JN esteve ontem no castelo e deparou-se com um cenário prazenteiro: dezenas de tendas brancas estão distribuídas e (bem) arrumadas por vários locais, numa paleta multicolorida de várias propostas. Há roupa a granel, muitos acessórios de moda, candeeiros em papel, espanta-espíritos, esculturas, quadros.

"São jovens criadores que ainda não tiveram a possibilidade de terem as suas lojas próprias", explica Ana Rolex, da organização. "No fundo - prossegui - isto é um estágio, uma plataforma de ensaio para futuros projectos ou uma maneira de testarem os seus produtos junto do público".

Algumas das propostas expostas destacam-se pela originalidade e bom gosto como, por exemplo, os bonecos esculpidos com troncos, sementes e raízes de árvores pelo casal Benamai e Rui (http://amigos-do-monstro.blogspot.com). Um dos visitantes, David Barata de 29 anos, esteve ontem pela segunda vez num Mundo Mix e parecia satisfeito com o que via: "Está engraçado e com uma música porreira", disse, elogiando "o ambiente familiar em que o pessoal se junta com os turistas num castelo mais animado". Mais do que as obras expostas, David Barata destacou "a forma como o espaço está disposto de maneira a que as pessoas possam estar sentadas a ouvir música".

Comentários

Mensagens populares deste blogue