domingo, 27 de setembro de 2009

DN

Brasil incentiva a fazer "xixi no banho" video

Organização SOS Mata Atlântica lançou campanha que está a ser um sucesso. Objectivo: fazer cada pessoa poupar 4380 litros/ano

O que têm em comum o realizador britânico Alfred Hitchcock, o pacifista indiano Mahatma Gandhi, a Estátua da Liberdade, Frankenstein ou o físico britânico Stephen Hawking? São as estrelas de uma campanha publicitária brasileira, da organização não governamental SOS Mata Atlântica, que incita toda a gente a fazer "xixi no banho", isto é, no duche.

Para muitos pode ser algo nojento, mas para mais de 70% das 280 mil pessoas que entraram no site www.xixinobanho.org.br, é normal. Agora têm uma desculpa para não alterar o seu hábito, face aos que continuam a torcer o nariz. Afinal, estão a ajudar a salvar o meio ambiente, poupando diariamente 12 litros de água.

Há três meses que a SOS Mata Atlântica lançou a campanha original, cuja estrela é um vídeo de pouco menos de um minuto (com os tais personagens famosos caricaturados no chuveiro) em que convida toda a gente a fazer "xixi no banho". Assim, cada pessoa poupa anualmente 4380 litros de água e ajuda a manter o ecossistema no qual se inserem os principais centros urbanos do Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo. Isto porque uma descarga de autoclismo normal tem 12 litros de água.

Para os que ainda estão cépticos e que consideram esta medida pouco higiénica, a organização ambientalista brasileira lembra que 95% da urina é apenas água, sendo os restantes 5% na sua maioria substâncias como ureia e sal. Além disso, "a água corrente leva tudo", referem no site. "Apenas lembre-se de fazer xixi logo no início", acrescentam.

Enviar um comentário