No Brasil, um inovador tratamento ao câncer

Pesquisadores desenvolvem terapia inédita na América Latina, em fase de testes, para combater doença. Nos EUA, custa US$ 475 mil — aqui, poderá ser oferecida pelo SUS. Leia também: governo do PA proíbe advogados da OAB em presídios
Por Maíra Mathias e Raquel Torres
MAIS:
Esta é a edição do dia 11 de outubro da nossa newsletter diária: um resumo interpretado das principais notícias sobre saúde do dia. Para recebê-la toda manhã em seu e-mail, é só clicar aqui. Não custa nada.
PRIMEIRO SUCESSO 
Um paciente de 62 anos que tinha linfoma, já havia passado por quimio, radioterapia e imunoterapia e estava em fase terminal deve receber alta amanhã, depois de ser submetido a um tratamento inédito na América Latina. Como pacientes de câncer só são considerados curados após cinco anos de acompanhamento, o termo ainda não pode ser usado. Porém, o homem está “virtualmente curado”.
Não foi milagre, mas o resultado de uma terapia inovadora totalmente desenvolvida no Brasil, por pesquisadores da USP de Ribeirão Preto. Trata-se da técnica conhecida como CAR T-cells, que consiste na manipulação de células do sistema imunológico do paciente para que ele próprio combata a doença. Esse é um método recente, que por aqui ainda está em fase de pesquisas, mas nos países onde já foi aprovado para uso, custa muito, muito caro. Nos EUA, o preço chega a mais de US$ 475 mil, informa o G1. No Brasil, essa foi a primeira vez que o método foi testado. O médico Renato Cunha, um dos responsáveis pelo estudo, espera que um dia o tratamento seja acessível pelo SUS. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue