terça-feira, 13 de outubro de 2009

Sapo Notícias

Ex-condenado à morte vem a Portugal para três conferências


O equatoriano Joaquín José Martínez esteve, durante quatro anos, no corredor da morte nos EUA, onde aguardou execução na cadeira eléctrica. Mas esse dia nunca chegou, já que conseguiu provar a sua inocência. Agora o ex-condenado visita Portugal para três conferências centradas na pena de morte em Lisboa, Porto e Coimbra nos dias 13, 14 e 15 de Outubro, respectivamente.

Partindo da experiência de Martínez, a Secção Portuguesa da Amnistia Internacional (AI) organiza o ciclo de conferências "Pena de Morte – Testemunho de um Inocente", que vai passar por Lisboa (dia 13 às 18h no Anfiteatro 1 da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa), Porto (dia 14 às 17h no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade do Porto) e Coimbra (dia 15 às 15h no Anfiteatro 3.1 da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra) - todas de entrada livre.

Na sequência do Dia Mundial Contra a Pena de Morte, assinalado no sábado passado, a AI dá assim continuidade à discussão de um tema pelo qual se tem batido.

Além da organização humanitária, também Alexandrina Pereira e Rui Pinto de Almeida ajudaram a divulgar o caso de Martínez, retratado no documentário "O Último Condenado" (ver entrevista no vídeo acima).

Enviar um comentário