JN País

Cegueira não impediu livro

MIGUEL RODRIGUES

Tem 39 anos e dedica-se à criação de coelhos mas, ontem, José Torres Gomes concretiza um sonho: o seu primeiro livro foi apresentado ao público na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, mesmo que para o escrever tenha recorrido a um software especial, pois José Torres Gomes tem 90% de incapacidade visual.

"Não consigo escrever com o próprio punho e por isso durante muitos anos andava com a história na cabeça e até cheguei gravar algumas partes num gravador que tinha", disse o estreante autor, que é natural de Belinho, em Esposende. Um dia quis o destino que conhecesse a delegação da ACAPO, na cidade vianense e aí conseguiu obter apoios. "Tenho agora um programa especial no computador, o JAWS, que me permite escrever as minhas histórias". Desde que o tem, José não tem parado o fluxo da sua imaginação: "Este livro é o primeiro mas já está outro completo e um terceiro quase finalizado".

Com uma panóplia de autores preferidos, bastante diversificada, como Nicholas Spark, José Saramago ou Miguel Torga, os seus romances "bebem" assim de muitas influências, pelo que misturam vários géneros, sendo que a sua primeira obra decorre num "Brasil imaginário".

Com dificuldades de conseguir emprego, devido à sua insuficiência visual, José tem-se dedicado à criação de coelhos, para "ganhar uns trocos". Chegou "a ter 100 fêmeas", mas agora tem "que remodelar as instalações para voltar aos números que chegou a ter".

Comentários

Fernando Freitas disse…
Não é propriamente um comentário mas sim para manifestar a minha admiração pelos lutadores.

Mensagens populares deste blogue