SleepBus, o autocarro que leva cama e algum conforto aos sem abrigo


A sociedade actual não admite falhanços. A queda no infortúnio, seja por despedimento ou doença, torna difícil evitar a derrocada social. Do apartamento e do aconchego à falta de dinheiro para continuar a pagar as contas que possibilitam uma existência denominada normal, é um passo cada vez mais curto. E o desespero da rua, de viver a rua, de sobreviver-lhe, é a infeliz e crescente realidade.
O australiano Simon Rowe passou por este inferno: em 1993 perdeu o emprego, foi despejado e sobreviveu como sem-abrigo durante quatro meses no seu carro. Sim, teve um tecto que o abrigou do frio e chuva, malfeitores e outros azares. Rowe conseguiu dar a volta, recomeçou a trabalhar e, felizmente, assinou um novo arrendamento. Mas nunca esqueceu a rua e as pessoas que lhe são abandonadas.
sleepbusA situação social piorou, mesmo na cidade maravilhosa que é Melbourne, e Rowe não conseguiu ficar parado ao ver o crescente número de infortunados. Pensou em soluções e criou a página GoFundMe para chamar a atenção e captar fundos. A ideia surgiu em forma de autocarro que pudesse deslocar-se de acordo com as necessidades, o mesmo é dizer, para os locais com maior número de sem-abrigo.
O SleepBus surgiu naturalmente, desenhado pelo próprio Rowe: tem 22 camas individuais, dois WCs, 22 cacifos, oito boxes para animais de estimação e espaço para bagagem. Foi montado um sistema de segurança com iluminação interior e exterior, e existem cobertores, colchões, almofadas e lençóis limpos (diariamente). As camas podem acomodar famílias, existindo a possibilidade de se abrirem espaços de comunicação próprios: assim os pais podem, por exemplo, tomar conta dos filhos.
Como estamos a falar do Séc. XXI, o SleepBus tem portas USB para carregar telefones, ar condicionado e televisão. É nela que é transmitido um canal próprio que exibe anúncios sobre locais próximos que podem continuar a ajuda real e tentar a inclusão.
Simon Rowe não quer ficar por aqui. Não incluiu duche no SleepBus por uma questão de espaço e dos problemas que 22 pessoas poderiam implicar. Então, a continuação do plano é simples: um Shower Bus! Outro autocarro preparado exclusivamente para poder dar, literalmente, banho a 40 ou 60 almas necessitadas de forma rápida e segura.
A ideia e o plano estão em crowdfunding e Rowe espera obter o financiamento para o primeiro SleepBus orçamentado em cerca de 50.000 dólares (20.000 para o autocarro, o restante para a transformação e equipamentos). O objectivo é tê-lo pronto em Junho. O sonho é conseguir construir 300 para circular por todo o continente australiano.
Boa sorte, Simon! Que sejas imitado em Portugal.

Comentários

Mensagens populares deste blogue