SleepBus, o autocarro que leva cama e algum conforto aos sem abrigo
A sociedade actual não admite falhanços. A queda no
infortúnio, seja por despedimento ou doença, torna difícil evitar a
derrocada social. Do apartamento e do aconchego à falta de dinheiro para
continuar a pagar as contas que possibilitam uma existência denominada
normal, é um passo cada vez mais curto. E o desespero da rua, de viver a
rua, de sobreviver-lhe, é a infeliz e crescente realidade.
O australiano Simon Rowe passou por este inferno: em 1993 perdeu o
emprego, foi despejado e sobreviveu como sem-abrigo durante quatro meses
no seu carro. Sim, teve um tecto que o abrigou do frio e chuva,
malfeitores e outros azares. Rowe conseguiu dar a volta, recomeçou a
trabalhar e, felizmente, assinou um novo arrendamento. Mas nunca
esqueceu a rua e as pessoas que lhe são abandonadas.
O SleepBus surgiu naturalmente, desenhado pelo próprio Rowe: tem 22
camas individuais, dois WCs, 22 cacifos, oito boxes para animais de
estimação e espaço para bagagem. Foi montado um sistema de segurança com
iluminação interior e exterior, e existem cobertores, colchões,
almofadas e lençóis limpos (diariamente). As camas podem acomodar
famílias, existindo a possibilidade de se abrirem espaços de comunicação
próprios: assim os pais podem, por exemplo, tomar conta dos filhos.
Como estamos a falar do Séc. XXI, o SleepBus tem portas USB para
carregar telefones, ar condicionado e televisão. É nela que é
transmitido um canal próprio que exibe anúncios sobre locais próximos
que podem continuar a ajuda real e tentar a inclusão.
Simon Rowe não quer ficar por aqui. Não incluiu duche no SleepBus por
uma questão de espaço e dos problemas que 22 pessoas poderiam implicar.
Então, a continuação do plano é simples: um Shower Bus! Outro autocarro
preparado exclusivamente para poder dar, literalmente, banho a 40 ou 60
almas necessitadas de forma rápida e segura.
A ideia e o plano estão em crowdfunding e Rowe espera obter o
financiamento para o primeiro SleepBus orçamentado em cerca de 50.000
dólares (20.000 para o autocarro, o restante para a transformação e
equipamentos). O objectivo é tê-lo pronto em Junho. O sonho é conseguir
construir 300 para circular por todo o continente australiano.
Boa sorte, Simon! Que sejas imitado em Portugal.
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