Correio da Manhã

Maria Virgínia Pestana fundou república estudantil feminina

Mulher da primeira turma académica faz 111 anos (COM VÍDEO)

Maria Virgínia Pestana, que fez parte da primeira turma de mulheres a entrar, em 1917, na Universidade e fundou a primeira república estudantil feminina de Coimbra, completa este sábado 111 anos de idade.

De acordo com a agência Lusa, Maria Virgínia gostava de ter ido estudar para Londres, onde vivia uma tia, mas, "por insistência do pai", foi para Coimbra, onde se licenciou em Físico-Química.

Aí, criou a primeira república de estudantes feminina, a Casa Independente de Raparigas, "nos Palácios Confusos", em plena alta histórica da cidade.

Eram suas "companheiras de casa" Dionísia Camões, Elisa Vilar e Maria Teresa Basto, recorda, à Agência Lusa, numa voz pausada, Maria Virgínia: "A Dionísia era muito simpática e cheia de valor"; a Elisa era "transmontana, muito boa, eu gostava muito dela"; e a "Maria Teresa era como se fosse minha irmã, o pai dela era meu padrinho".

A sua vida de estudante "foi um tempo muito agradável", diz Maria Virgínia, no tom tranquilo e delicado que mantém, mesmo quando o ouvido exige que a pergunta lhe seja repetida duas, três, quatro vezes.

"Gosto muito de Coimbra. Não é exagero, é assim mesmo", sublinha. E, como que numa demonstração do que afirma, entoa os primeiros versos do fado ‘Saudades de Coimbra’.

Comentários

Mensagens populares deste blogue